A fábrica de motocicletas BMW Motorrad em Manaus (AM) receberá em 2024 cobertura de placas fotovoltaicas que providenciarão em torno de 30% da atual demanda de energia consumida pela unidade.

Serão instalados 550 módulos no telhado, capaz de gerar potência máxima de 275 kWp (Quilowatt Pico) a depender do número de horas de funcionamento dos painéis. De acordo com a empresa, energia suficiente para produzir 5 mil motocicletas, considerando a atual capacidade de produção de 17 mil unidades/ano.

LEIA MAIS

→Em 7 anos, fábrica da BMW atinge produção de 100 mil motos

→BMW Motorrad aumenta em 13% a capacidade de produção em Manaus

Segundo diretor da fábrica, Alex Donatti, a iniciativa começou pequenas, com 15 módulos instalados no estacionamento e que, agora, o projeto passa a fazer parte de uma ambição maior.

“A expectativa é de que, em 25 anos, mais de 2 mil toneladas de CO2 deixem de ser emitidas na atmosfera. Trata-se de mais uma iniciativa da planta Manaus alinhada com os objetivos do BMW Group, que miram reduções na emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, 50% no uso e em 20% nos fornecedores, quando comparado com 2019.”

Além do encaminhamento em energia solar, a fábrica manauara também já recicla quase a totalidade dos resíduos gerados e tem sistema de reuso de água.


Foto: BMW Group/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!