Com o objetivo de ampliar em 30% a oferta de amortecedores para o mercado brasileiro, de 6 milhões para até 7,8 milhões unidades/ano, a DRiV Tenneco inaugura nesta segunda-feira, 12, uma nova linha de produtos Monroe na fábrica de Mogi Mirim, interior paulista.

Entre os convidados que prestigiaram o evento, destaque para a diretora geral da DRiV para o México e América Latina, Verónica Martinez.

A nova unidade, que conta com 268 m², recebeu investimento de US$ 10 milhões, não apenas em equipamentos e infraestrutura, mas também em ampliação do quadro de mão de obra. Foram contratados 100 novos funcionários.

“Com essas admissões vindas das cidades de Mogi Mirim e Mogi Guaçu, totalizamos mais de 1.000 colaboradores na fábrica. Importante destacar os impactos na economia local, com o incremento de novas vagas geradas por conta de demais atividades indiretas”, comenta Daniel Fabbris Neto, diretor nacional de Vendas da DRiV do Brasil.

 

A nova linha será dedicada exclusivamente para a manufatura de componentes para veículos leves e para o mercado brasileiro de reposição.

Sem revelar a meta específica, Fabbris diz que a ideia da Monroe – que oferece amortecedores para 96% da frota de veículos em circulação no País, nos segmentos de leves e pesados – é crescer no aftermaket:

“Nos últimos anos, o mercado de usados e seminovos vem se mantendo aquecido, com reflexo no movimento nas oficinas e auto centers pelo País. Esse cenário deverá se manter em 2024, com forte demanda por peças de reposição e por serviços de manutenção preventiva, exatamente o nicho em que pretendemos aumentar nossa participação, atualmente responsável por 60% do nosso faturamento”.

O executivo informa ainda que a inauguração da nova linha finaliza um ciclo de investimentos de US$ 10 milhões realizados pela empresa durante três ano:

“Vale destacar  que 2024 será um ano especial para a Monroe, pois a marca, criada em 1926, é pioneira na oferta mundial de amortecedores e, no Brasil, completará 50 anos no ano que vem”.

Fábrica moderna

A história da fábrica da Tenneco em Mogi Mirim se entrelaça com a da Monroe Amortecedores, pois concentra desde o início toda a produção dos produtos da marca no Brasil.

“Além das novas máquinas para a montagem dos amortecedores,  estamos fazendo investimentos em logística, linhas de solda e outras infraestruturas”, informa Edmir Sassiloto, gerente geral da planta do interior paulista, lembrando que também foram foram tomadas providências para manter a redução no consumo de água e energia.

“O uso desse recurso natural será controlado por meio de dispositivos de vazão para evitar o desperdício, além do programa de melhoria contínua que identificam perdas no processo. Em relação ao consumo de energia elétrica, conseguimos uma redução significativa adotando o uso de paredes de vidro, que permitem a iluminação natural no ambiente”, conclui Sassiloto.


Fotos: Divulgação/Tenneco

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!