Diante do menor número de dias úteis em novembro com relação a outubro, o mercado de carros usados recuou 1,5% no comparativo mensal. Foram negociadas 1.207.309 transações, o que representou alta de 9,5% sobre novembro de 2022, conforme dados divulgados pela Fenabrave nesta terça-feira, 12.

No acumulado do ano as vendas ultrapassaram 13 milhões de seminovos e usados, incluindo veículos leves, pesados e motocicletas, volume 9,1% superior ao dos mesmos 11 meses do ano passado.

“O mercado de usados tem se mostrado consistente, com evolução de transações em todos os segmentos automotivos, à exceção de caminhões. Poderemos chega a 15 milhões de transações até o final deste ano”, afirma José Maurício Andreta Jr., presidente da entidade que representa os concessionários autorizados de todo o País.

As transações específicas de automóveis e comerciais leves registraram queda de 1,6% sobre o mês anterior e alta de 8,5% ante novembro de 2022. No acumulado do ano, expansão de 4,8% (veja tabela abaixo).

Os chamados seminovos, aqueles com até três anos de fabricação representaram 12,5% do total transacionado no mês. No ano, esses veículos acumulam participação de 10,3%.

Quanto ao mercado de caminhões, houve nova queda mensal, de 2,8%, no comparativo de novembro e outubro, mas expansão de 9,9% sobre novembro do ano passado. No ano, o segmento acumula queda de 0,3%. No caso das motos, as variações são positivas no comparativo interanual.

Acompanhe, na tabela, o desempenho de cada segmento, em volumes e porcentuais:


Foto: Divulgação/Fenabrave

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!