O plano de investimento atual, de R$ 7 bilhões, ainda vai até 2026 e dos 11 lançamentos previstos, ainda faltam quatro. Mas a Volkswagen já acertou um novo ciclo com os trabalhadores de suas quatro fábricas brasileiras, que comemoraram em novembro a extensão dos acordos coletivos entre sindicatos e montadora até 2028.

Na noite de segunda-feira, durante evento na capital paulista, o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, fez balanço da marca em 2023, garantiu que “em breve” a montadora divulgará novos investimentos no País e anunciou a meta de a marca ampliar participação em 2024, “num mercado total de veículos leves que deve crescer entre 5% e 10%”.

Com um slide, ao fundo, dos metalúrgicos aprovando os novos projetos para a fábrica do ABC paulista, Possobom citou indiretamente a General Motos ao destacar que “diferente de outras empresas que estão enfrentando greve, nós estamos indo para frente, fechando acordos até 2028”.

LEIA MAIS

PDV da GM, aprovado também em SCS, oferece até um Onix

Com T-Cross, Volkswagen faz “barba e cabelo” em SUVs

Com Fiat líder inconteste, disputa maior é pelo segundo lugar

Como é de conhecimento público, a GM demitiu funcionários por telegramas e e-mails, enfrentou greve e só depois fechou acordo para abertura de PDV, Programa de Demissão Voluntária, nas fábricas paulistas.

É sábido também que a marca estadunidense pretende passar direto do motor à combustão para o elétrico, enquanto Possobom voltou a destacar posição da empresa, que conta com apoio itegral da matriz, de investir em híbridos flex no Brasil, “melhor caminho para a transição local rumo à eletrificação”.

O executivo lembrou que a marca é a que mais cresce em volume de vendas no País, além de ser líder entre os carros de passeio e SUVs. Neste ano em que completou 70 anos de Brasil, lançou nove produtos, incluindo o início da estratégia local de eletrificação, com o SUV ID.4 e o ID.Buzz, a Kombi elétrica.

Sobre a extenção dos acordos coletivos até 2028, Possobom comentou que com a conclusão da negociação, que envolve veículos e novos sistemas de propulsão que serão desenvolvidos e produzidos pela marca no Brasil. Ele não adiantou modelos, mas o Sindicato do ABC revelou projeto de fabricação de dois híbridos na fábrica do ABC paulista.

Em conversa com jornalistas, o CEO da Volkswagen admitiu que há risco de o novo ciclo de investimento ser afetado caso seja prorrogados os incentivos para o setor automotivo no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Sobre a votação na Câmara dos Deputados, que deve ocorrer esta semana, o executivo disse ser difícil prever o que ocorrerá. Mas já adiantou que só é aceitável a extenção do prazo de benefícios até 2032 se for limitado ao desenvolvimento de novas tecnologis, ou seja, à produção de híbridos e elétricos.

“Não há mais sentido em incentivar produção de veículos a combustão no Nordeste. Um carro produzido tem custo R$ 20 mil inferior ao de um similar fabricado no Sul e Sudeste. Nçao faz setnido. Tem de ter equilíbrio fiscal no País”.

A volta à vice-liderança

Com 315.051 unidades já vendidas neste ano, sendo 70.841 emplacamentos a mais do que no mesmo período de 2022, a Volkswagen retomou o posto de vice-líder mercado de veículos leves, posto que havia perdido em 2012.

O Volkswagen Polo é líder entre os automóveis, com 99 mil licenciamentos entre janeiro e novembro. No segmento de SUV, a marca alemã desbancou a Jeep, que há anos liderava em vendas.

Os SUVs da marca – T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan – somam mais de 130 mil unidades comercializadas neste ano, O T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 66 mil unidades emplacamentos.


Foto: AutoIndústria

 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!