A BMW amplia o papel estratégico da marca na região ao anunciar a produção do X5 híbrido plug-in na fábrica de Araquari (SC). O modelo, previsto para entrar em linha a partir do último trimestre de 2024, integrará a programação das atividades produtivas junto com os Série 3, X1, X3 e X4.

O X5 também será de fato o primeiro plug-in do segmento premium a ser produzido no Brasil, isso porque BYD e Caoa já manifestaram intenção de fabricar aqui o Song Plus e o Tiggo 8 com tecnologia híbrida plug-in em algum momento do segundo semestre.

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O SUV da BMW já é uma oferta do portfólio da marca no mercado brasileiro importada dos Estados Unidos. Para Reiner Braun, presidente e CEO do BMW Group América Latina, a decisão pela nacionalização traz a operação local para um patamar tecnológico mais elevado. “É primeira fábrica na região da marca com produtos híbrido plug-in e motores a combustão, incluindo o flex, com apoio do time de engenharia brasileira.”

A produção local do X5 híbrido plug-in faz parte de ciclo de investimento de R$ 500 milhões de 2021 a 2024. Também não faz parte da programação de 15 lançamentos neste ano revelada no fim do ano passado. Para receber o novo carro, Michael Nikolaides, diretor de produção e logística do BMW Group, afirma que a fábrica de Araquari não precisou de adequações. “Como base estratégica, nosso sistema de produção já nasceu flexível, com nível de atividades conforme a demanda do mercado.”

A escolha do X5 para integrar a produção de Araquari também guarda razões vindas do mercado. No ano passado, o modelo foi terceiro mais vendido da marca, depois do Serie 3 e X1, com mais de 1,2 mil unidades negociadas.

O carro chegará à linha de montagem catarinense em ano no qual a BMW colocou em andamento plano de elevar a produção em 10%, para chegar ao patamar de 11 mil unidades/ano. Para isso também aumentou em 5% o quadro com mais 50 funcionários. Araquari completa 10 anos de atividade em outubro, desde então, já recebeu R$ 1,8 bilhão de investimento.


Foto: BMW/Divulgação

Décio Costa
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