A Cummins leva para a Agrishow 2024 seu mais recente projeto que a coloca no segmento de tratores. Na linha dos chamados motores off-highway de 4.5 litros, a fabricante desenvolveu cárter estrutural em versões eletrônica, representada pelo QSF 4.5, e a mecânica F4.5, com 210 HP e 149 HP, respectivamente. As novidades permitem à Cummins estrear no segmento de tratores, bem como ampliar participação no setor agrícola.

“O projeto tem proposta de proporcionar redução de custos. Chegamos na ordem de 10%, considerando preço e economia de combustível”, resume Aline Ariceto, do time de estratégia de produtos e projetos da unidade de motores da Cummins. “Em especial o F4.5, já adequado às normas do MAR 1, integra o cárter para atender às características do chassi monobloco dos tratores.”

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De acordo com a fabricante, o F4.5 é o motor 4 cilindros para o segmento agrícola com a maior potência do mercado e relação custo-benefício aprimorada. Uma das propostas do desenvolvimento também foi substituir o motor 3.8 litros de seis cilindros. “Parcerias para fornecimento com fabricantes de máquinas já estão andamento”, lembra Aline Ariceto.

A Cummins também aproveita a feira para revelar o desenvolvimento de grupo gerador com motorização eletrônica QSB7 a etanol. A representante da unidade motores conta que os testes começam ainda este mês e deverá começar a ser produzido no que vem. O projeto pretende entregar potência semelhante às versões diesel de 60Hz, entre 170 kWe e 210 kWe.

“O gerador a etanol representa compromisso com a descarbonização, especialmente no setor sucroalcooleiro, além de conduzir a ideia de autossuficiência de energia nas usinas. Do ponto de vista operacional, o litro do etanol é mais barato que o diesel e deverá proporcionar custo total de propriedade menor”, avalia Aline Ariceto.


Foto: Cummins/Divulgação

Décio Costa
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