Por Redação

Carlos Ghosn, presidente da Aliança Renault-Nissan

Mais uma montadora anuncia parceria na China para a produção de veículos elétricos. A Aliança Renault-Nissan e a Dongfeng Motor Group acabam de criar uma joint-venture, a eGT New Energy Automotive Co., Ltd. (eGT), que irá projetar um novo modelo de veículo elétrico com interconectividade inteligente para atender as expectativas dos clientes chineses.

A eGT concentrará sua atuação nas principais competências de cada parceiro, aproveitando todo o potencial da liderança dos veículos elétricos da Aliança Renault-Nissan, bem como os recursos da Dongfeng no novo setor de energia, para atender às expectativas daquele mercado.

O novo modelo elétrico será desenvolvido conjuntamente em uma plataforma de utilitário esportivo da Aliança Renault-Nissan. O veículo inédito vai ser baseado na liderança global em tecnologias EV da Aliança e nos custos de produção competitivos da Dongfeng. “O estabelecimento da nova joint-venture com a Dongfeng confirma nosso compromisso comum em desenvolver veículos elétricos competitivos para o mercado chinês”, disse Carlos Ghosn, presidente e diretor-executivo da Aliança Renault-Nissan. “Estamos confiantes em atender às expectativas daqueles clientes e fortalecer nossa posição global de liderança de veículos elétricos”.

De acordo com Zhu Yanfeng, presidente da Dongfeng, o projeto é resultado de um esforço conjunto para desenvolver veículos elétricos para o mercado chinês pelo “triângulo de ouro”, formado por Dongfeng, Renault e Nissan: “Esperamos atender à transformação do mercado na China, na qual os carros estão se tornando leves, elétricos, inteligentes, interconectados e compartilhados”.

Na nova joint-venture, a Renault terá 25%, a Nissan 25% e a Dongfeng os 50% restantes. A empresa será baseada na cidade de Shiyan, província de Hubei, na China central. O veículo elétrico será produzido na fábrica da Dongfeng de Shiyan, que tem capacidade de produção e vendas de 120 mil veículos por ano. O início da produção do novo EV está previsto para o ano de 2019.

Mercado crescente – Segundo a Associação China de Fabricantes de Automóveis, a China é o maior mercado de EV do mundo. Em 2016, 256,9 mil unidades foram vendidas na China, aumento de 121% em relação ao ano anterior. Nos primeiros sete meses de 2017, a produção de EVs atingiu 223 mil unidades e vendeu 204 mil unidades, representando um aumento de 37,8% e 33,6%, respectivamente. Na semana passada a Ford assimnou memorando de entendimento com a Anhui Zotye Automobile Co., Ltd., visando à criação de uma joint-venture para o desenvolvimento e produção de veículos elétricos.


Foto: Divulgação/Renault-Nissan

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!