Por Redação

Com a entrega de 79.194 MWh de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional, a Honda Energy encerrou 2017 com aumento de 5% no volume de geração de energia elétrica em relação ao ano anterior. No resultado acumulado desde janeiro de 2015, quando entrou em operação o seu parque eólico de Xangri-Lá, RS, , já foram gerados 221 mil MWh, o que permitiu a produção sustentável de 403 mil carros.

Além de suprir a demanda de energia elétrica da unidade de Sumaré, no interior de São Paulo, onde estão localizados a fábrica de automóveis, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Automóveis e o escritório sede da marca, a estrutura atende ainda o escritório administrativo da empresa na capital paulista e o centro logístico da LSL Transportes, empresa coligada, localizada em Paulínia, SP, responsável pelas operações de movimentação de materiais e abastecimento das linhas de montagem.

De acordo com a Honda, as atividades do parque evitaram a emissão de 19 mil ton de CO2 ao meio ambiente, minimizando o impacto ambiental dos processos produtivos da marca. Também é positivo o fator de capacidade, que corresponde à proporção entre a geração efetiva do parque e seu potencial máximo de geração no ano. Esse índice, altamente dependente do comportamento do vento, alcançou 33% em 2017, dois pontos porcentuais acima do número do ano anterior, mostrando melhor aproveitamento dos ventos no período.

O parque eólico Honda Energy conta com nove aerogeradores, resultando em uma capacidade total de 27,7MW. Em uso pleno, o empreendimento alcança a geração de 85.000 MW/ano. Os equipamentos da Honda Energy, segundo a empresa, estão entre os maiores do Brasil. As nove torres, com capacidade individual de 3MW, têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcança 150 metros. As 27 pás possuem 55 metros e 15 toneladas cada.


Foto: Divulgação/Honda

 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!