Nos primeiros dias de janeiro de 2007, Carlo Collet, Marcelo Christiansen e Mario Brandizzi Neto fundaram a BSS Blindagens, Beyond Special Security, em Mogi das Cruzes, com cerca de 20 funcionários. Ainda no mesmo ano, precisamente em junho, a empresa se estabeleceu no bairro do Jaguaré, em São Paulo, onde permanece até hoje, mas com 200 colaboradores diretos e outros 200 indiretos (fabricas de vidro blindado e manta de aramida). Em 30 de setembro de 2017, ano de comemoração dos 10 anos, a BSS chegou a 10.015 veículos blindados.

Essa é a história do livro BSS: 10 anos, 10 mil carros blindados, que conta a trajetória da empresa, hoje líder do setor de blindagem veicular, que responde por 10% do mercado brasileiro e por 30% se considerados os veículos premium, com preço acima de R$ 200 mil.

Em 110 páginas, capa dura, ilustrado com 235 fotos e 19 gráficos, o livro traz a história da proteção individual da humanidade, primeiro das flechas e depois das armas de fogo, o início da blindagem veicular no Brasil, a revolução do processo industrial (15 estações de produção seriada), o avanço da tecnologia de materiais (do aço balístico para chapas de aramida, estas oito vezes mais leves), mas sobretudo revela depoimentos de funcionários e de fornecedores, que compõem a “alma” da blindagem veicular realizada na BSS.

Por meio de fotografias, o livro revela como uma blindadora pode ter uma linha de produção organizada, just-in-time, limpa, fatores que permitem à BSS executar os serviços de proteção balística veicular em apenas 15 dias, tempo recorde no setor. Responsável por instituir o conceito de “kit completo”, ou seja, de ter todos os insumos disponíveis antes do início do processo de blindagem, ainda em 2008, a BSBBS controla e disponibiliza informações e dados à produção interna por meio monitores de TV instalados estrategicamente em toda a fábrica (e também nos fornecedores), de modo que a produção seriada flua sem interrupções, não tenha “gargalos”.

A expectativa dos empresários para 2018, é superar a marca das 1.500 blindagens, e seguir com o crescimento estruturado e perene.


Foto: Divulgação/BBS

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!