Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A Volvo Cars inicia em 1º de junho a pré-venda do seu mais novo veículo global, a station wagon V60, em suas 31 concessionárias do País. O modelo virá em versão única de acabamento, a Momentum, por R$ 199.950, e faz parte de uma série de lançamentos que a marca programa para este ano com o objetivo de expandir seus negócios aqui, reforçando inclusive a rede de atendimento local.

Leia mais

Volvo Cars amplia rede e anuncia cinco produtos

A exemplo do novo XC60 e dos modelos da série 90— como o XC90, também comercializado no Brasi l—, a V60 é fabricada sobre a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture). Com ela, o modelo ganhou entre-eixos 9,6 cm maior que a geração anterior.

O porta-malas comporta 529 litros e pode ser expandido para até 1.364 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. O encosto traseiro adapta-se a diferentes necessidades com sua divisão 60/40, podendo ser dobrado para uma superfície de carga quase plana.

Leia mais

Station wagons agonizam no Brasil

O modelo dispõe de transmissão automática de oito velocidades acoplada ao motor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, que desenvolve 254 hp de potência máxima a 5.500 rpm e 350 N.m de torque entre 1.500 e 4.800 rpm.

A Volvo afirma que a station wagon foi projetada para proteger ao máximo os passageiros de todas as colisões e acidentes, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira. Para adicionar força e reduzir peso e consumo de combustível, foi utilizado uma grande quantidade de aço boro, de alta resistência e um dos aços mais fortes disponíveis no mercado.

A exemplo dos últimos lançamentos da marca, a V60 chega ao Brasil equipada com o City Safety de segunda geração com assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial.

Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

A station wagon também traz como item de série sistema de alerta de mudança de faixa – emite um alerta sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h –, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Além desses equipamentos, a V60 oferece um sistema inédito no segmento: Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Seu funcionamento se dá entre 60 km/h e 140 km/h.

 


Foto: Divulgação/Volvo Cars

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!