Confiante em seus lançamentos deste ano, a Daimler organizou uma prévia das novidades que apresenta no IAA, o Salão Internacional de Veículos Comercias de Hannover, Alemanha, antes mesmo da abertura da exposição para a imprensa especializada. Com a marca Mercedes-Benz, a companhia apresentou na segunda-feira, 17, uma nova geração do Actros com sistemas de direção parcialmente autônomos, o primeiro do gênero a entrar em linha de produção.

LEIA MAIS

Mercedes-Benz leva para o IAA seus comerciais elétricos

O veículo recebeu sessenta inovações, das quais quatro são estreias mundiais: o piloto automático adaptativo que funciona em qualquer faixa de velocidade, a frenagem automática de emergência, o assistente de direção lateral e a substituião de espelhos retrovisores por câmeras.

“Tenho a convicção de que a nova geração do Actros fará diferença no transporte, no meio ambiente e na sociedade”, ressalta Stefan Buchner, chefe da Mercedes-Benz Trucks. “Estamos criando o futuro.”

LEIA MAIS

ZF apresenta sistema de assistência lateral para caminhões

Com mais de 2 mil expositores – exatos 2.066 -, entre fabricantes de veículos e implementos e fornecedores de componentes e serviços de 45 países, o IAA, maior evento de veículos pesados do mundo, é sem dúvida palco de antecipação do que virá no mundo do transporte nos próximos anos.

Com portas abertas ao público de 20 a 27 de setembro, o Salão de Hannover deste ano conta com 322 lançamentos globais de produtos e protótipos do que serão os caminhões do futuro, ainda mais conectados e autônomos. A própria Mercedes-Benz mostra o conceito batizado Future Truck 2025, com direção totalmente autônoma e que incorpora tecnologias já disponíveis, pronta para uso, só que ainda dependentes de legislação que as regulamente.

Também há novidades do gênero por parte dos grandes fornecedores do setor, como a ZF, que lança no IAA um sistema baseado em radares capaz de monitorar toda a lateral do caminhão e alertar o motorista de eventuais riscos de acidentes, presença de ciclistas ou pedestres, por exemplo. A tecnologia dá mais um passo na busca para eliminar os pontos cegos do veículo, até hoje um desafio que os tradicionais espelhos retrovisores não conseguiram superar.


 

 

 

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!