Desenvolvida e fabricada no complexo industrial da New Holland em Contagem, MG, a versão Acessível da retroescavadeira B95B está sendo apresentada como veículo conceito na M&T Expo 2018, que se encerra na quinta-feira, 29, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Projetada para oferecer ao operador com mobilidade reduzida as mesmas condições de trabalho, conforto, performance e praticidade do modelo convencional, a nova versão ainda requer testes de validação para chegar ao mercado.

Segundo executivos da marca, ainda não há data definida para o seu lançamento nacional, mas estima-se que já em 2020 será possível iniciar sua produção em série.

LEIA MAIS

Case CE mostra conceito da retroescavadeira Wireless

New Holland avança em tecnologia autônoma

Na avaliação da New Holland Construction, a B95B Acessível estabelece um marco para as empresas que utilizam o equipamento, abrindo um novo mercado de trabalho – até então inatingível – para operadores com mobilidade reduzida, que são resguardados pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146).

A máquina conceito conta com uma plataforma de elevação e um joystick que comanda os movimentos necessários para realizar o embarque/desembarque e o acesso a cabine até a poltrona do operador.

Suportes de mão e dispositivos internos foram reposicionados, preservando os atributos de espaço interno e ergonomia da B95B. Além disso, os comandos de aceleração e freio foram transferidos dos pedais para as mãos para permitir total integração da máquina ao operador.

“É importante frisar que essa nova configuração de máquina é totalmente inclusiva, podendo ser operada por pessoas com mobilidade reduzida ou não”, destaca Thiago Figueiredo, especialista em inovação e sustentabilidade da New Holland Construction..

Além de apresentar a B95B Acessivel, a fabricante de Contagem mostra na M&T Expo 2018, que acontece de 26 a 29 de novembro, uma série de novas tecnologias, incluindo o conceito wireless, de conexão sem fio para máquinas de construção, e o de biometria, que permite acessar a cabine e ligar o motor da pá carregadeira W190B sem precisar de chave.


Foto: Divulgação/New Holland Construction

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!