O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC fará de tudo para reverter a decisão da Ford de fechar a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Em entrevista na porta da fábrica na manhã desta quarta-feira, 20, o presidente da entidade, Wagner Santana, mostrou total inconformismo com a decisão da montadora:

“Além de mobilizar os trabalhadores, vamos tentar contato com os governos federal, estadual e municipal para tentar garantir a continuidade das operações locais da Ford”, comentou o sindicalista, destacando que foi uma surpresa total o anúncio do fechamento em pleno processo de negociação com a montadora.

O sindicato suspendeu a assembleia que estava marcada para quinta-feira, 21, no sindicato e agendou outra na porta da fábrica para terça-feira, 26. Até lá, por orientação da própria entidade, os trabalhadores não irão para a fábrica.

Wagner Santana calcula, com base em dados da própria Anfavea de que cada emprego na montadora gera outros nove, que o fechamento da fábrica vai provocar o desemprego de 24,5 mil trabalhadores na cadeia automotiva, incluindo fornecedores e concessionários. Estudo do Dieese, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, confirma a estimativa.

Segundo o sindicato, a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo emprega 2,8 mil metalúrgicos e mais outros 1,5 mil trabalhadores terceirizados. Somando os empregos diretos e indiretos da própria planta e de toda a cadeia, a ameaça de desemprego atinge mais de 28 mil trabalhadores.

“A atitude da Ford é de total desrespeito com os trabalhradores. Não podemos admitir que sem levar a sério as negociações em andamento ela anuncie seu fechamento, colocando milhares de trabalhadores à deriva, dizendo simplesmente que quer optar por outro tipo de mercado”, criticou o sindicalista.

LEIA MAIS

No ano de seu centenário no Brasil, Ford fechará São Bernardo do Campo

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC manifesta revolta com decisão da Ford

Trabalhadores da Ford reforçam movimento por investimento no ABC

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, vale lembrar, fechou acodo com a montadora em 2017 que garante estabilidade no emprego até novembro deste ano. Quando foi fechado, há um ano e três meses, com validade por dois anos, o acordo tinha o sentido de produzir condições necessárias para que a Ford recebesse um novo produto na planta do ABC paulistaF

“Quando uma empresa decide optar por outro tipo de mercado ela tem que ter comprometimento social e preocupação. Se a Ford quer abrir mão e só ter lucro no Brasil, ela tem que pensar que seus clientes podem se afastar de uma empresa com esse comportamento. Alieás, foi o que aconteceu em 1998. Vamos fazer ela pagar o preço pela decisão que está tomando. Nossa luta será dura, na proporção do aviso que a Ford emitiu”, finalizou o sindicalista.

O AutoIndústria tentou contato com a Abrafor, Associação Brasileira dos Distribuidores Ford Caminhões, mas até o meio desta tarde não obteve retorno. A informação na entidade que representa os concessionários da marca é que desde a manhã desta quarta-feira, 20, toda a sua diretoria, incluindo o presidente executivo, Paulo Matias, estava “em reunião a portas fechadas”.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo confirmou a tentativa de marcar um encontro com o governador João Doria e a direção da empresa para quinta-feira, 21, e prometeu dar maiores informações sobre o assunto até o final da tarde.


Foto: Divulgação/SMABC

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!