O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, SP, Wagner Santana, informou que a entidade conseguiu marcar uma audiência para esta sexta-feira, 1, com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para discutir o fechamento da fábrica da Ford no ABC paulista.

O dirigente comandou nesta quinta-feira, 28, uma plenária com os trabalhadores da montadora, quando revelou que a entidade havia solicitado um encontro com a presidência da República. “Pedimos essa reunião na quarta-feira, 27, e soubemos agora que éstá agendada para amanhã (sexta-feira). Vamos lá explicar a situação dos trabalhadores e dar a dimensão do impacto de uma decisão como essa para a região e para o País”.

LEIA MAIS

Caoa confirma interesse na operação da Ford em SBC

Há três interessados na compra da fábrica da Ford, diz Doria

No ano de seu centenário no Brasil, Ford fechará São Bernardo do Campo

Na avaliação de Santana, o governo federal tem um papel importante nessa discussão, na qual está em jogo a preservação de empregos. Na véspera, os dirigentes do sindicato tinham se reunido com o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, para também discutir a crise da Ford. A entidade está solicitando um encontro com o governador João Doria, mas até o momento nada foi marcado.

“O trabalhador desempregado vai demandar da administração pública algumas questões que geram custo a mais ao governo, como por exemplo o pagamento do seguro desemprego. Por isso estamos procurando as autoridades municipal, estadual e federal sem constrangimento nenhum, apresentando nossa pauta e buscando o apoio deles para a reversão dessa decisão”, enfatizou.

Na plenária desta quinta-feira no sindicato, os trabalhadores ouviram os relatos dos sindicalistas sobre as ações que vêm sendo realizadas, entre as quais o encontro já marcado para a próxima quinta-feira, 7, com a direção mundial da Ford, nos Estados Unidos. No mesmo dia está agendada uma passeata em São Bernardo e para o dia 12, terça-feira, o sindicato convocou uma assembleia com os trabalhadores na portaria 18 da fábrica.


Foto: Divulgação/SMABC/Adonis Guerra

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!