Apesar do menor número de dias úteis em consequência do feriado de carnaval, o mercado automotivo teve desempenho positivo em março, com pequeno crescimento de 0,9% no comparativo com o mesmo mês de 2018 e de 5,3% em relação a fevereiro.

Foram emplacados em março total de 209.185 veículos, inlcuindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, ante os 207,4 mil do terceiro mês do ano passado e os 198,6 mil de fevereiro. No trimestre, as vendas atingiram 607,6 mil unidades, expansão de 11,4% sobre as 545,6 mil de idêntico período de 2018.

Considerando o fato de que os Detrans não trabalharam na segunda-feira e terça-feira do carnaval, dias 4 e 5 de março, foram dezenove dias úteis em março, contra os vinte do mês anterior.

Com isso, a média de venda diária no mês passado ficou na faixa de 11 mil unidades, o que representou crescimento de 10,8% no comparativo com as 9,9 mil de fevereiro, conforme dados fornecidos por fonte do setor com base em números do Denatram. Foi o melhor mês do ano em venda diária e volume total.

A Fenabrave só irá divulgar o balanço completo do mercado interno, com as devidas segmentações do setor, na quarta-feira, 3. No dia seguinte, quinta-feira, 4, será a vez de a Anfavea apresentar os dados do setor, incluindo também produção e exportações.

LEIA MAIS

Locadoras respondem por 1/5 das vendas das montadoras

Vendas de veículos no bimestre crescem 17,8%

Produção de veículos é a maior em cinco anos

As vendas diretas, segundo a mesma fonte, continuam em patamares elevados, acima de 40% do mercado total. Apenas na sexta-feira, 29, foram emplacados 21 mil automóveis, grande parte para frotistas, o que contribuiu para o bom resultado de março.


Foto: Divulgação/Fiat

 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!