A Bosch e a Daimler anunciam mais um passo em direção da condução autônoma. Autoridades alemãs aprovaram o sistema de estacionamento automatizado desenvolvido pelas empresas para o Museu da Mercedes-Benz, em Stuttgart. Com isso, o serviço se torna o primeiro do mundo sem necessidade de manobrista pronto para uso diário de nível SAE 4.

O projeto, iniciado em 2015 e apresentado pela primeira vez ao público em 2017, consiste em um serviço de manobrista automatizado por meio de um aplicativo de smartphone.

Na prática, o usuário se dirige até a garagem, desembarca e envia o carro para uma vaga designada apenas tocando a tela do celular. Mais tarde, o veículo retorna ao ponto de partida exatamente da mesma maneira.

LEIA MAIS

→Bosch e Daimler escolhem Califórnia para testes de veículos autônomos em cidades

Todo o processo é baseado na interação entre a infraestrutura do estacionamento inteligente fornecida pela Bosch com a tecnologia automotiva da Mercedes-Benz. Enquanto os sensores monitoram corredores, vias e vagas, o sistema do carro converte as informações em manobras. Qualquer obstáculo o veículo para imediatamente.

“Esta aprovação das autoridades de Baden-Württemberg estabelece um precedente para obter autorização a serviços de estacionamento automatizado em todo o mundo”, diz em nota Michael Hafner, chefe de tecnologias de acionamento e direção automatizada da Daimler. “Como pioneiro na condução automatizada, nosso projeto abre caminho para que o manobrista automatizado entre em produção em massa no futuro”.


Foto: Daimler/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!