Se o mercado interno de automóveis e comerciais leves encolheu quase 23% no primeiro quadrimestre, o segmento de caminhões somou 36,1 mil veículos emplacados, número que representou avanço discretíssimo de 1,6% com relação a igual período do ano passado. Mas uma marca, porém, tem muito mais a comemorar: a Iveco.

A montadora negociou, segundo levantamento da Fenabrave, 3.415 caminhões de janeiro a abril, um salto próximo de 63% diante dos licenciamentos acumulados nos quatro primeiros meses de 2021. É disparado o maior índice de crescimento dentre as marcas de volume — e algumas, como Mercedes-Benz e Scania, têm fortes recuos, de dois dígitos.

O número representou para Iveco ainda a quarta colocação no ranking das marcas mais vendidas no Brasil e participação de 9,45%, desempenho histórico na trajetória de 25 anos da empresa aqui. Em 2021, as vendas da montadora acumularam 8,6 mil caminhões, equivalemnte a uma fatia de 6,8% do mercado brasileiro.

Iveco - Márcio Querichelli

Querichelli: crescimento estruturado em várias frentes.

A curva ascendente da Iveco vem sendo traçada gradualmente há um bom tempo, na verdade. No ano passado, a empresa registrou crescimento de 70% na comparação com o ano anterior, novamente o maior índice de evolução dentre as principais marcas. Em 2020, quando o mercado, na média, encolheu 12% sobre 2019,  a marca comemorou 30% de crescimento na mesma comparação.

“Esse resultado é fruto de um planejamento estratégico de longo prazo, muito estruturado, e de mudança completa de postura da marca agora como parte integrante do Iveco Group”, afirma Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

O executivo se refere à ampliação da presença física da rede de revendedores e de assitência técnica, agora com alcance em todo o território nacional, conjuntamente com a consolidação, nos últimos anos, do portfólio de produtos, bem mais abrangente, com modelos desde leves até extrapesados e diversificadas aplicações.

E a Iveco promete mais. Ainda este ano deve ser apresentado caminhão rodoviário a biometano, um dos elementos do programa da empresa batizado de Brasil Natural Power que pretende atender “as principais missões de transporte de cargas realizadas no país”, e  a rede de concessionárias alcançará o marco de 100 pontos.

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Foto: Divulgação

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