Em curto comunicado divulgado na manhã de quarta-feira, 18, a Ford anuncia que assinou contrato de compra e venda para a fábrica de Taubaté (SP) com São José Desenvolvimento Imobiliário, a mesma empresa que adquiriu a unidade de São Bernardo do Campo (SP), em 2020.

A Ford não revelou valor da transação. A nota diz somente que a partir de agora começa processo de diligência conjunta. A conclusão do negócio também depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e deverá levar entre 60 e 90 dias.

O processo de encerramento das operações produtivas da Ford no País começou em 2019 com a decisão de fechar São Bernardo, onde produzia o Fiesta e a linha de caminhões Cargo.

Posteriormente, em janeiro de 2021, veio anúncio de que a marca definitivamente se tornaria somente uma importadora. Com isso, a companhia imobilizou ativo gigantesco com as fábricas de Camaçari (BA), onde montava Ka e Ecosport, de Horizonte (CE), casa do jipe da Troller, e Taubaté, unidade de motores e transmissões.

Quando encerradas as atividades na fábrica do Vale do Paraíba, a unidade tinha 830 funcionários, segundo o Sindmetau, sindicato que representa os metalúrgicos na região. No acordo de indenização aprovado pelos trabalhadores, além de verbas rescisórias, cada funcionário horista recebeu dois salários adicionais por ano trabalhado, enquanto os mensalistas o direito a um ordenado a mais nessa mesma relação.

LEIA MAIS

Ford fecha fábricas no Brasil!

Ford conclui venda da fábrica de SBC

Dieese mostra perda de R$ 3 bilhões em arrecadação com o fim da Ford


Foto: Ford/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!