Pagamentos eletrônicos em pedágios, postos de combustível ou estacionamentos há tempos deixaram de ser novidades. A Daimler, no entanto, promete ampliar as possibilidades que a conveniência do serviço oferece com o desenvolvimento de uma identidade digital própria do caminhão capaz de conceder permissão legal para diversas aplicações no transporte, do simples pagamento à assinatura de documentos.

Os engenheiros da fabricante estão debruçados para fazer com que o caminhão tenha capacidade de se comunicar com outras máquinas. Na base do desenvolvimento do projeto piloto está no sistema de telemetria do veículo, no caso um Mercedes-Benz Actros, dotado de um processador criptográfico.

A tecnologia alia dois recursos que a Daimler chamou de Truck-ID, a identidade digital do caminhão, e Truck Wallet, a carteira dele. Integrados, permitem que o veículo forneça uma assinatura para os processos que envolvem o transporte. A empresa adianta que foi bem-sucedido um teste inicial para um pagamento em uma estação de recarga elétrica.

LEIA MAIS

→Daimler cria unidade global para caminhões automatizados

→Daimler Trucks: € 500 milhões para caminhões automatizados.

“Com Truck-ID e Truck Wallet, lançamos as bases para a interação autônoma entre caminhões e outras máquinas”, conta em nota Helge Königs, chefe do projeto. “Nosso objetivo é fazer com que no futuro os caminhões atuem em seu próprio nome, enquanto os motoristas possam dar mais atenção às suas tarefas de direção e as empresas de transporte se beneficiem de redução significativa do trabalho administrativo, além de contar com processos mais seguros, eliminando golpes de cartão, por exemplo.”

A Daimler diz que como uma carteira real, a Truck Wallet pode conter valores para pagamentos, como também carregar cartões, como os de combustível ou de fidelidade, mas em formato digital. As informações eletrônicas são armazenadas e transferidas para outras máquinas por meio de uma conexão wi-fi. O Truck-ID, por sua vez, assina e confirma as transações pelo caminhão correspondente, com a vantagem de saber em tempo real a localização do veículo.

Em cooperação no projeto, o banco alemão Commerzbank desenvolveu um sistema de pagamento eletrônico baseado na tecnologia blockchain. No processo, o dinheiro é adicionado à carteira digital do caminhão. Após a transação, o valor segue para o destinatário que, então, pode solicitar ao banco o depósito para sua conta.

Além de simples pagamentos, a Daimler acredita que o caminhão com identidade própria poderá também gerenciar fretes, carregando os papéis de maneira digital e assinando-os na entrega ou até mesmo processar contratos de uso de caminhão por tempo determinado, no qual o cliente paga diretamente no veículo.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!