A Ford anunciou na quinta-feira, 18, mais um recurso de assistência ao motorista no pacote tecnológico chamado Co-Pilot360. A empresa planeja para o ano iniciar a oferta para alguns veículos da marca, especialmente para o Mustang Mach-E – a versão elétrica do modelo -, de recurso que permitirá ao motorista conduzir o carro sem precisar ter as mãos no volante.

Segundo a fabricante, a tecnologia proporcionará ao condutor a possibilidade de viajar por mais de 250 mil quilômetros de rodovias mapeadas dos Estados Unidos e do Canadá com as mãos livres, ainda o motorista precise estar atento posicionado em seu assento.

“O estresse das longas rodovias continua sendo um grande problema para motoristas de todo o mundo”, diz em nota Hau Thai-Tang, chefe de desenvolvimento de produtos e compras da Ford. “Com a introdução de tecnologias de assistência ao motorista, como o Active Drive Assist, estamos permitindo que nossos clientes se sintam mais confiantes sempre que estiverem ao volante.”

O sistema é apresentado como uma evolução das tecnologias de assistências ao motorista, empacotando no desenvolvimento funções como piloto automático adaptativo de velocidade e sensores de leitura de faixa. No caso da Ford, o recurso conta com câmera infravermelho que monitora os olhos e a posição da cabeça do motorista. Ao sinal de desatenção, a tecnologia avisa o condutor para voltar o foco na estrada ou mesmo retomar o controle do veículo.

LEIA MAIS

→Ford relançará Mustang Mach 1 até o fim do ano

→Ford apresenta o LHI, sistema de alerta de ocorrências via nuvem

→Ford testa condução remota via 5G


Foto: Ford/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!