A Ford escolheu a Smart China Expo (SCE), feira internacional de tecnologia em Chongqing, para fazer a primeira demonstração de direção remota utilizando uma rede 5G. O teste foi transmitido ao vivo para o evento e realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva da China e a China Telecom.

Um Lincoln MKZ Hybrid teve sua plataforma de direção autônoma adaptada para recepção em 5G. Localizado a 3 quilômetros, em Xiantao Big Data Village, o carro foi controlado por meio dos sinais transmitidos da sala de operações do Smart Expo, centro de conveções que abrigou a feira de tecnologia.

O motorista usou os sinais de vídeo e áudio enviados pelo veículo para tomar decisões e comandar remotamente  as funções de direção, aceleração e frenagem. Por segurança, um outro motorista viajou na cabine para, apenas caso necessário, em uma eventualidade, assumir a condução.

A Ford também apresentou na mostra chinesa outras tecnologias inteligentes que equipam os novos modelos da Changan Ford na China. Uma delas é o SYNC+, sistema multimídia com tecnologia de inteligência artificial da Baidu desenvolvido especialmente para os consumidores chineses.

Além de navegação e assistente de voz inteligente, o sistema tem várias opções de entretenimento e até de conectividade do carro com casas inteligentes.

LEIA MAIS

→ Carro autônomo no Brasil: tendência ou utopia?

→ Veículos totalmente autônomos podem ser inviáveis

→ Bosch e Daimler juntas em serviço de estacionamento autônomo


Foto: Divulgação/Ford

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!