Veículos e Vias Inteligentes – o Caminho para a Mobilidade Sustentável é o tema central do Congresso e Mostra Tecnológica SAE Brasil 2019, que acontece de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, em paralelo à Fenatran, maior evento de transporte da América Latina.

Estarão em debate os principais assuntos em pauta hoje no setor automotivo, como a transformação digital, transporte rodoviário e ferroviário, operações industriais conectadas e veículos elétricos e híbridos. Dentre as empresas participantes, Eaton e Iochpe-Maxion prometem novidades em eficiência energética e a Schaeffler mostrará suas principais soluções tecnológicas destinadas a ônibus, caminhões, picapes e jipes.

No estande da Eaton, os visitantes poderão conhecer as últimas novidades capazes de atender às novas exigências da legislação brasileira que preveem uma redução significativa de ruídos e poluentes no ar por meio de motores elétricos ou alternativas de energias mais limpas.

LEIA MAIS

Anfir promove rodada de negócios na Fenatran

Mercedes-Benz avança com a digitalização no transporte

Artigo: A mobilidade inteligente no Brasil

“A Eaton é uma empresa global de gerenciamento de energia, com soluções integradas para melhor eficiência nos variados sistemas de powertrain de veículos leves e pesados, sejam eles a combustão ou eletrificados, sempre buscando soluções customizadas para as necessidades locais”, comenta Marcos Janasi, diretor geral para automóveis e picapes da Eaton

A empresa apresenta, dentre outras novidades, a solução ORVR (Onboard Refueling Vapor Recovery), tecnologia que elimina até 98% das emissões de gases tóxicos na atmosfera. Presente há mais de 20 anos nos Estados Unidos, equipando mais de 300 milhões de automóveis, o ORVR será lançado na China em 2020 e no Brasil em 2023.

Outra solução que a Eaton mostrará no Congresso SAE Brasil é a CDA (Cylinder Deactivation), que possibilita melhorar a eficiência dos motores atuais, reduzindo o consumo e as emissões. Com o CDA, um ou mais cilindros são desativados, diminuindo simultaneamente as emissões de NOX e CO2, aplicável em motores de ciclo Otto e Diesel.

A Iochpe-Maxion, por sua vez, apresentará no Congresso da SAE uma série de tecnologias para redução de peso com foco em eficiência energética e, consequentemente, menor emissão de CO2. Atuando com duas divisões no Brasil, Maxion Structural Components e Maxion Wheels, a empresa trabalha para antecipar as necessidades da indústria automotiva em diversas frentes: design, tecnologia, uso de materiais alternativos para redução de peso

Para a edição deste ano, a Iochpe-Maxion levará um chassi que representa um veículo de 10 toneladas, montado com materiais alternativos como fibra de carbono e fibra de vidro. Produzido com a mais alta tecnologia no uso de materiais de alto desempenho, o chassi possui aproximadamente a metade do peso de um chassi em aço, atualmente utilizado (500MPa). A redução expressiva de peso reduz o impacto ambiental na produção e na emissão de poluentes.

Além do chassi, apresentará um ferramental de estampagem de peças protótipos (soft tooling), manufaturado em impressora 3D. Essa solução oferece uma nova opção para as montadoras com um custo abaixo de 50% e tempo de fabricação menor que 50%, quando comparada à técnica atualmente mais utilizada.

LuK, INA e FAG – A Schaeffler, detentora das marcas LuK, INA e FAG, mostrará em seu estande na Mostra e Congresso SAE Brasil várias tecnologias de ponta, como a dupla embreagem, o UniAir, o VCP- Variador Contínuo de Fase para Motor, o amortecedor pendular, além de sistemas de polias e correias e rolamentos de bomba d’água, dentre outros componentes. Profissionais da empresa estarão à disposição para fornecer todas as informações e esclarecer dúvidas sobre esses componentes.

“Com nosso amplo portfólio, fornecemos soluções completas para o mercado de veículos leves e pesados, com a qualidade e garantia da marca Schaeffler”, destaca Claudio Castro, diretor executivo de P&D da América do Sul. “Com 73 anos de história, aplicamos todo o nosso conhecimento no atendimento das atuais necessidades dos clientes e também nos antecipamos à mobilidade do futuro, desenvolvendo soluções para veículos híbridos e elétricos”


Foto: Divulgação/Pixabay

 

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!