Lançado no Brasil em 1984, o Fiat Uno assistiu a chegada de centenas de novos modelos no mercado, presenciou mudanças radicais na tecnologia sobre rodas, deixou pra trás o tempo em que até o espelho retrovisor do lado direito era considerado opcional e pago à parte na concessionária. Enfim, o velho modelo da Fiat é testemunha ocular da evolução da mobilidade que o mundo assistiu nesses 35 anos.

Contemporâneo de Michel Foucault e Tancredo Neves, o Uno viu a estreia da internet no Brasil, o movimento Diretas Já, o início da carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1 e a Seleção Brasileira conquistar por duas vezes a Copa o Mundo.

O que esperar de um produto como esse em pleno 2019, com o mercado forrado de modelos dotados da mais alta tecnologia, com equipamentos de última geração, sistemas de segurança de ponta na era do carro elétrico e autônomo?

Por mais improvável que possa parecer, o velho Uno ainda tem fôlego para encarar concorrentes mais novos e poderosos. Com 15.662 unidades de janeiro a setembro, o carro de entrada da Fiat foi o que mais cresceu este ano, um aumento de 59% sobre o volume vendido no mesmo período do ano passado, superando concorrentes como o Jeep Renegade (segundo que mais cresceu, com 50.119 unidades e 50,4%) e o Ford Ka sedã (terceiro, com 38.766 e 42,5%).

Com o posicionamento do Mobi como carro de entrada da Fiat para a venda no varejo, o Uno acabou tendo uma vocação como carro de trabalho, para atender corporações e frotistas. E o resultado foi bastante positivo num ano em que metade das vendas de automóveis e comerciais leves foram diretas (quase 1 milhão de unidades até aqui).

O Renault Kwid (39%), os Chevrolet Spin (34,7%) e Prisma (31,7%) também tiveram aumentos de venda expressivos no período, mas vale destacar a presença do Fiorino, que é derivado do velho Uno, na quinta posição do ranking dos que mais aumentaram as vendas em 2019. O utilitário da Fiat teve 12.425 unidades negociadas e cresceu 35,1%.

São números realmente expressivos, considerando que o crescimento do mercado de carros e comerciais leves nos nove primeiros meses do ano foi de apenas 8,7% (1.935.335 unidades).

Chevrolet Onix (23,8%), Renault Captur (22,8%) e Hyundai Creta (20,8%) completam a lista dos dez carros que mais evoluíram de janeiro a setembro deste ano.

No total, 23 automóveis cresceram acima da média do mercado. Outros nove tiveram aumento de vendas, mas com índices abaixo da média (veja a lista) e outros 17 venderam menos do que no ano passado.

 

Quem mais cresceu

 

Class.Marca Modelo20182019Variação
  Qtd.Qtd.%
 Fiat Uno9.84315.66259,1
 Jeep Renegade33.31950.11950,4
 Ford Ka sedã27.19538.76642,5
 Renault Kwid46.64164.87439,1
 Fiat Fiorino9.19512.42535,1
 GM Spin15.26320.56634,7
 GM Prisma49.68365.42231,7
 GM Onix146.223181.03923,8
 Renault Captur17.35021.26722,6
10º Hyundai Creta33.86540.91220,8
11º Honda City9.70511.70220,6
12º Fiat Argo46.02355.11319,8
13º Renault Duster15.44018.09817,2
14º Nissan Kicks33.78739.51316,9
15º Volkswagen Virtus29.28534.15316,6
16º Fiat Strada49.07956.58715,3
17º Volkswagen Gol52.53560.26814,7
18º Fiat Mobi36.91240.87210,7
19º Toyota Hilux27.34830.13810,2
20º Hyundai HB20s23.96726.1058,9
21º Ford Ranger14.75015.8117,2
22º Fiat Toro43.03545.8946,6
23º Volkswagen Amarok13.81414.5275,2
24º Volkswagen Fox28.62429.6493,6
25º Honda Civic19.47020.1013,2
26º Toyota SW49.75110.0503,1
27º Renault Logan17.79418.2642,6
28º Volkswagen Voyage23.48023.4950,1
29º GM S1023.20723.2150

Fonte: Autoinforme

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* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

Foto: Divulgação/FCA