A 4Truck, fabricante de implementos rodoviários para a linha leve, está mudou de endereço e cresceu. A empresa fundada há sete anos investiu cerca de R$ 1 milhão em nova unidade produtiva em Guarulhos (SP).

A implementadora conta agora com 12 mil m², metade de área fabril e 800 m² para escritórios, refeitório, vestiários e áreas de convivência. A área total é quatro vezes maior do que a disponível na antiga sede, enquanto a linha de montagem mais do triplicou.

Com a nova estrutura, a empresa deve quase dobrar sua capacidade produtiva, para cerca de 1,3 mil implementos e unidades móveis anuais .Na planta anterior, localizada em Cumbica, próxima da atual, a média de produção ficou em 740 implementos e unidades móveis/ano.

“No médio prazo, com automação de parte do processo e treinamento das equipes, entendemos ser possível produzir três vezes o volume da antiga sede”, assegura o CEO Osmar Oliveira, que vislumbra também aumentar o atual quadro de 60 funcionários entre 20% a 30%  já no primeiro de operação da nova sede.

A decisão de ampliar a 4Truck foi tomada após o primeiro semestre de 2018, quando a crescente demanda de implementos, em franca recuperação nos últimos dois anos, já demandava mais espaço para produção e armazenamento dos veículos.

osmar oliveira

Oliveira: crescimento de 30% este ano e de 20% em 2020.

“Na época, alugamos 5 mil m² para guardar os veículos que já não cabiam na fábrica”, lembra Oliveira, que projeta faturamento 30% maior em 2019 com relação a 2018 e novo crescimento da ordem de 20% em 2020.

LEIA MAIS

→ Venda de implementos registra alta de 37% no ano

→ Quinze mil implementos pesados negociados na Fenatran

As expectativas do executivo da 4Truck estão alinhadas com os últimos cálculos da Anfir, entidade que reúne os maiores fabricantes de implementos do País e que, esta semana, após a consolidação dos resultados dos dez primeiros meses do ano, revisou sua projeção para 2019.

A associação estima agora crescimento superior a 25% no número de implementos negociados no mercado interno ou cerca de 115 mil unidades. As primeiras análises apontavam evolução perto de 20%, para algo em torno de 110 mil implementos. De janeiro a outubro, foram negociadas 99,8 mil mil unidades, 36,8% a mais do que nos dez primeiros meses do ano passado.

Norberto Fabris, presidente da entidade, espera novo avanço nos negócios no ano que vem. Não arrisca, contudo, um número, embora admita variação de até dois dígitos novamente.


Foto: Divulgação/4Truck

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!