A queda de 3,2% nas vendas de veículos em janeiro comparativamente ao mesmo mês do ano passado é explicada, ao menos em parte, pela implantação da nova placa Mercosul em São Paulo, que prejudicou os emplacamentos no fim do mês.

A informação é do presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, que divulgou nesta terça-feira, 4, o balanço das vendas do setor neste início de ano. Ele informou que ante o recuo médio de 3,2% nas vendas em todo o País, de 199,8 mil em janeiro de 2019 para 193,5 mil no primeiro mês deste ano, o número de emplacamentos em São Paulo caiu 18,5%, de 51,4 mil para 42 mil no mesmo comparativo.

“Pelo menos 9 mil veículos tiveram o emplacamento postergado para fevereiro, o que prejudicou o balanço de janeiro, que poderia inclusive ter sido positivo no comparativo interanual”, explicou o executivo.

LEIA MAIS

Mercado de veículos desacelera neste início de ano

Venda de consórcio de veículos cresce 7,6% e sobe o tíquete médio

Com relação à queda de 13,2% em relação a dezembro, quando foram comercializados quase 262,6 mil veículos, o presidente da Fenabrave admitiu que a disputa por maior participação de mercado no final de ano leva as montadoras a buscar maior volume de emplacamentos, com aumento das vendas para suas redes.

“Observamos em janeiro os reflexos da sazonalidade de compras realizadas em dezembro, tipicamente um mês muito forte já que as marcas oferecem promoções antes do Natal”, comentou Assumpção Júnior.

O segmento de automóveis e comerciais leves apresentou queda de 26,9% em janeiro, se comparado com dezembro, totalizando 184.125 unidades. Já na comparação com janeiro de 2019, quando foram comercializadas 190.640 veículos leves, houve retração de 3,4%.

Veículos pesados – As vendas de veículos pesados também sofreram o impacto da implantação das placas Mercosul e os reflexos do período de férias coletivas. Foram emplacados em janeiro 7.186 caminhões, contra os 8.328 de dezembro, o que representou baixa de 13,7%.

Na comparação com o mesmo mês de 2019, quando foram emplacados 6.932 caminhões, o resultado aponta crescimento de 3,6%. De acordo com Sérgio Zonta, vice-presidente do segmento na Fenabrave, o desempenho está dentro da normalidade para o período, por isso, as expectativas da entidade se mantém positivas.

Seguindo o mercado de veículos pesados, o segmento de implementos rodoviários apresentou no mês passado retração de 7,1% sobre dezembro, mas ante janeiro de 2019 houve alta de 5,5% no volume de emplacamentos. No caso dos ônibus, com 2.153 emplacamentos no mês passado, as quedas foram de, respectivamente, 11,5% e 2,3%.



Foto: Divulgação/Denatran

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!