Inicialmente marcado para os dias 21 a 30 de abril, o Salão do Automóvel de Pequim foi adiado. Os organizadores creditaram a medida ao surto de coronavírus na China. Em nota divulgada nesta segunda-feira (17), asseguraram que uma nova data será divulgada nos próximos dias.

A epidemia, que já infectou mais de 780 mil pessoas e matou cerca de 1,8 mil,  está compromentendo todo o setor de exposições e feiras no país aisático. Muitas mostas e congressos já foram cancelados.

Realizado a cada dois anos, o Salão de Pequim teve sua primeira edição em 1990 e reúne centenas de milhares de visitantes. Nesses 30 anos, tornou-se  uma das maiores expsoições automotivas do mundo e palco de dezenas de lançamentos da indústria automobilística local e global, em especial de veículos elétricos, que têm na China o maior mercado e são incentivados pelo governo.

O adiamento do Salão de Pequim é apenas mais um lado da crise gerada pelo coronavirus no setor automotivo.  A produção de veículos na China segue interrompida em diversas fábricas e o precário fornecimento de autopeças para outros países já começa a afetar a indústria em outros polos produtores.

Depois de Hyundai interromper alguns dias os trabalhos em fábricas coreanas no início do mês, a FCA revelou, na sexta-feira (14), que parou sua linha de montagem na Sérvia. O motivo alegado foi exatamente a falta de componentes chineses, como os que compõem o sistema de som do 500L, modelo da Fiat produzido em Kragujevac, que somou 40 mil veículos no ano passado.

Sem precisar um dia, fonte da FCA ouvida por agências internacionais afirmou que a produção será reiniciada ainda este mês e que a empresa tem buscado alternativas de fornecimento para suprir os estoques afetados.

A FCA, assim, é a primeira montadora a parar uma fábrica na Europa. No começo do mês, Mike Manley, CEO global da montadora, já alertara que a falta de componentes poderia afetar a produção de uma de suas unidades europeias.

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Foto: Reprodução

 

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