Apartir deste mês, os clientes da linha de SUVs da Volvo Car poderão adquirir veículos 0 km na rede de concessionárias com blindagem certificada da marca. Desenvolvido a partir de parceria da montadora com a Edag e a Carbon Blindados, o projeto visa oferecer maior comodidade e segurança aos proprietários de seus veículos.

Denominada Volvo Armoured Cars, a blindagem de aço de alta resistência envolve revestimento do carro com espessura de 2,5 mm e 3 mm, com o vidro podendo ter até 20 mm adicionais.

“Estamos orgulhosos em oferecer mais esse serviço a nossos clientes”, comenta João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil. “Realizamos um grande trabalho de pesquisa e desenvolvimento para chegar a um novo patamar de blindagens no Brasil, trazendo ainda mais segurança, sem afetar todas as características presentes em nossos veículos”.

Em função da parceria, a Carbon Blindados criou uma linha de produção dedicada exclusivamente para a marca sueca e investiu em treinamento específico para seus operadores. Com cobertura completa de todos os componentes durante todo o período de garantia do carro, a blindagem está disponível para os modelos XC40, XC60 e XC90.

Para oferecer garantia de fábrica, a blindagem abrange melhorias na aplicação de materiais selecionados com novo posicionamento e sobreposição, redimensionamento dos vidros, instalação de molduras de aço balístico para reforço das portas e proteção extra contra disparos em diferentes ângulos, dentre outros itens.

Todo o processo demandou mais de 15 mil horas de desenvolvimento e 960 horas de testes balísticos. Também foram feitos testes em campos de prova para atestar a dinâmica e performance do veículo com a blindagem, testes de ciclagem dos vidros e tampa do porta-malas elétrica para atestar a durabilidade, testes de ruído e câmara fria e testes dos principais dispositivos de segurança, como disparo dos airbags.

“Foram realizadas adaptações e adequações nas etapas da blindagem dos veículos, para que estivessem totalmente alinhadas aos parâmetros de qualidade do sistema de produção Volvo Car”, explica Oliveira. “Além disso, os veículos contam com rastreabilidade, ou seja, todos os itens da blindagem são numerados, de forma a garantir a correta reposição de itens, quando necessário”.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!