Projeto direciona esforços em modelo para aplicação rodoviária com autonomia para até 600 km
As japonesas Toyota e Hino Motors assinaram acordo de desenvolvimento de caminhão movido a célula de combustível, especialmente para atender ao transporte rodoviário de carga. Ambas as empresas têm metas ambiciosas de redução de CO2 até 2050 e entendem que um dos caminhos é eletrificação de veículos comerciais, responsáveis por 60% do total de emissão de gases de efeito estufa no Japão.
Ao mesmo tempo que pretende mitigar as emissões, o projeto busca entregar os mesmos atributos encontrados nos atuais caminhões pesados, como capacidade de carga, reabastecimento rápido e autonomia. Colocados na balança, acreditam as empresas, a célula de combustível é a tecnologia com maior potencial para promover eficiência energética sem perder rentabilidade e produtividade na estrada.
A base de desenvolvimento parte do caminhão Hino Profia. O chassi do modelo foi reprojetado para acomodar a célula de combustível e o trem de força deriva da nova geração do Toyota Mirai, sedã da marca movido a hidrogênio. De acordo com as fabricantes, a autonomia do veículo deverá ser em torno de 600 km.
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Foto: Toyota/Divulgação
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