O SMetal, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, no interior paulista, informa que trabalhadores de mais duas autopeças aprovaram acordos trabalhistas com base na medida provisória 936, que tem por objetivo eviatar demissões neste período de pandemia da Covid-19.

A assembleia on line da Schaeffler aconteceu esta semana, com 84,38% de votos favoráveis à proposta negociada entre a empressa e o sindicato, que envolve redução de jornada e de salários pelo prazo de 90 dias e garantia de estabilidade no emprego até 30 de novembro. O SMetal não revelou detalhes do acordo, mas garantiu que as condições obtidas foram melhores do que as estabelecidas na MP, que prevê redução de até 25% nos salários.

“Com a MP do governo, o rendimento dos funcionários cairia consideravelmente”, lembra o presidente do SMetal, Leandro Soares. “A negociação do sindicato e a pressão dos trabalhadores possibilitaram um maior complemento da empresa, chegando ao salário líquido ou mais próximo a esse valor”.

LEIA MAIS

Nível de emprego nas autopeças cai 6,2% no trimestre

Negócios das autopeças desaceleram antes mesmo do Covid-19

Mais autopeças suspendem produção em Sorocaba

Também foi aprovada a suspensão por 60 dias dos contratos para trabalhadores do grupo de vulnerabilidade, nesse caso com manutenção dos salários e benefícios. Com relação à PLR, Participação nos Lucros e Resultados, de 2020, acordo anterior previa a liberação de uma primeira parcela para esta semana. A Schaeffler, no entanto, alegou problemas de caixa e em nova rodada de negociação com o SMetal ficou ficou acertado que esse pagamento será efetuado em junho.

Salários manditos na Dana

Na Dana, onde a produção foi retomada dia 22 de abril, a redução de jornada e de salários também também vale por três meses para os assalariados. Outros funcionários diretos e indiretos terão suspensão de contrato de trabalho por até 60 dias.

Segundo o SMEtal, nesse caso serão mantidos os salários e benefícios, com estabilidade no emprego por até 120 dias. O acordo abrange 214 funcionários da fábrica de Sorocaba. “Temos priorizado negociar acordos em que o trabalhador possa ficar em casa nesse período de agravamento da doença, em segurança, mas com a garantia do emprego e um salário digno”, reforçou Leandro Soares, presidente da entidade.


Foto: Arquivo/SMetal

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!