A Volvo Cars está acelerando suas ações para ofertar comercialmente veículos com elevado grau de condução autônoma. Recursos da Luminar, empresa de tecnologia, assegurarão que automóveis da marca sueca  poderão trafegar autonomamente em rodovias nos próximos dois anos.

A fornecedora dotará os próximos automóveis da Volvo, desenvolvidos sobre a plataforma SPA2, com o sistema  de sensores LiDAR, que identifica e informa ao veículo a distância para os obstáculos e as condições da pista a  até 250 metros.

Com ele, a Volvo lançará o Highway Pilot, a tecnologia de condução autônoma em estradas que poderá ser ativado assim que haja segurança e condições geográficas específicas.

Para ativar o recurso Highway Pilot, a tecnologia de percepção da Luminar será combinada com o software de condução autônoma e  câmeras, radares e sistemas de backup para funções como direção, frenagem e energia da bateria .

“Em breve, os veículos Volvo poderão dirigir autonomamente em rodovias quando o carro determinar que é seguro fazê-lo”, afirma Henrik Green, diretor de tecnologia da montadora. ” Com o tempo, as atualizações expandirão em nuvem as áreas em que o carro pode dirigir sozinho”, completa o executivo.

A Volvo Cars também assinou  acordo para possivelmente aumentar sua participação minoritária na Luminar, cuja sede está no Vale do Silício, na Califórnia.

 

LEIA MAIS 

→Táxis autônomos da Aptiv completam 100 mil viagens

→ Volvo cria área dedicada ao transporte autônomo


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!