Aos poucos as montadoras de automóveis vão retomando, ainda que de forma tímida, as suas atividades no País. Após a FCA anunciar o reinício da produção das marcas Fiat e Jeep neste início de semana, agora é a vez da Hyundai comunicar que parte dos funcionários da fábrica de Piracicaba, SP, retorna ao trabalho nesta quarta-feira, 13.

A volta, inicialmente prevista para o próximo dia 26, foi antecipada para atender, principalmente, os consumidores que estão optando pelas compras on line neste momento da pandemia da Covid-19 e também as cidades onde o funcionamento das revendas de veículos é permitido. A Hyundai lançou em conjunto com a rede de concessionários um sistema por meio do qual o consumidor pode realizar virtualmente todas as etapas da compra de um HB20 ou Creta, recebendo o veículo em domicílio.

O retorno, a princípio, será de apenas um dos três turnos e parte do suporte administrativo. Os demais trabalhadores, incluindo os dos escritórios em São Paulo, permanecem com contrato de trabalho suspenso (lay-off) ou em home-office até 26 de maio, conforme acordo firmado com base na medida provisória 936.

Desde 27 de abril, quando o acerto com os trabalhadores entrou em vigência, a montadora está complementando o benefício emergencial do governo federal de forma que cada funcionário siga recebendo o mesmo salário líquido, sem qualquer redução.

A Hyundai destaca que, seguindo orientação do Governo do Estado de São Paulo e das autoridades da área de saúde, os 700 funcionários que retomam suas atividades usarão máscaras de tecido fornecidas pela empresa, tanto nos deslocamentos nos ônibus fretados como nas atividades diárias.

A empresa adotou novos processos de higienização e proteção contra contaminação tanto no transporte dos empregados como nas entradas e ambientes da fábrica, nos restaurantes, nas estações de trabalho e áreas de descanso. A temperatura corporal dos funcionários será monitorada diariamente.

LEIA MAIS

Volkswagen adia retorno das fábricas paulistas para o dia 25

Crise acelerará as vendas de carros de entrada? Não é bem assim.

Montadoras e concessionários aceleram projetos de venda on line

Sobre ações futuras, a fabricante coreana informa que vai monitorar o desempenho da economia nacional e as orientações das autoridades para o combate à pandemia do novo coronavírus. “Outras medidas podem ser tomadas, conforme o caso, antecipando o retorno ou prorrogando o afastamento dos demais funcionários”, revela em nota. “Para a Hyundai, a segurança, a saúde e o bem-estar de seus funcionários, das comunidades em que atua, de clientes e de parceiros são da mais alta prioridade, principalmente neste momento de pandemia global da Covid-19”.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!