Em mais uma rodada de renovação da frota de ônibus do sistema de transporte público de Santiago, no Chile, a Volvo já participação garantida com a venda de 200 chassis articulados B8RLE para a Subus, operador chileno responsável pelo transporte de 600 mil usuários por dia. O volume agora negociado dá sequência a uma entrega de 120 unidades da marca feita no segundo semestre do ano passado para a mesma empresa.

“Temos tradição no fornecimento de ônibus e soluções inovadoras para o Chile desde o início da integração do sistema, quando se decidiu melhorar a qualidade e ampliar a capacidade de transporte da capital”, lembra Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Os chassis, do tipo piso baixo, têm capacidade para 180 passageiros, motor traseiro com tecnologia Euro 6, conforme exige a legislação local, e serão produzidos na Suécia. As carrocerias ficarão por conta da operação colombiana da Marcopolo, localizada em Cartagena.

Sistema de transporte público integrado

Os ônibus atuarão na chamada RED, Rede Metropolitana de Mobilidade, nome que substitui o antigo Transantiago em função do desenvolvimento de um novo modelo, no qual integra ônibus, metrô e trens com pagamento de uma única tarifa pelo período de duas horas. Atualmente na RED circulam por volta de 6,2 mil ônibus pesados, dos quais pouco mais de 2,8 mil têm chassi Volvo, incluindo os da nova negociação com a Subus, proprietária de 1,2 mil unidades da marca. Todos os dias, em torno de 6,2 milhões acessam o sistema.

Dotado de amplo pacote de recursos, o chassi B8RLE articulado traz sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, gerenciamento de frotas Volvo (Fleet Management) e I-Coaching, um treinador virtual de motoristas no painel. Se ativado, o gestor ainda pode contar com controle automático de velocidade, dispositivo que por meio do GPS permite programar o limite de velocidade em determinados trechos, por exemplo de altos índices de acidentes, independentemente da ação do motorista.

LEIA MAIS

→Volvo cria pacote de peças com descontos

→Volvo entrega 40 novos ônibus para Curitiba

→Volvo anuncia novo ciclo de investimento de R$ 1 bilhão


Foto: Volvo/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!