Em ritmo ainda lento, no geral em apenas um turno, e dentro de normas totalmente novas de segurança e saúde, as montadoras vão retomando gradativamente suas atividades no País após praticamente dois meses de paralisação quase que total do setor.

Na próxima segunda-feira, 1º, é a vez de a Volkswagen reativar suas operações na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, onde já produz o Polo, Virtus e Saveiro e que será responsável a partir de agora também pela oferta do novo modelo da marca, o Nivus, que terá pré-venda iniciada em junho.

LEIA MAIS

VW Nivus por inteiro: pré-venda começa em junho.

Fábrica de motores da Volkswagen reinicia operações

Com a reabertura da fábrica da Anchieta, a Volkswagen retomada todas as suas atividades no território brasileiro. Já estão em funcionamento as fábricas de São José dos Pinhais, PR, de Taubaté, SP, e a de motores em São Carlos, interior paulista. Também voltaram a operar as unidades da Argentina, em Córdoba e Pacheco.

A empresa informa que a operação na Anchieta será reiniciada em apenas um turno e que os empregados administrativos continuam o trabalho remoto. Eles retornaram de forma gradual em data a ser definida. Segundo nota da Volkswagen, a prioridade total neste momento é a saúde e segurança dos empregados. “Ao todo, mais de 80 novas regras e medidas deverão ser seguidas por todos os funcionários ao regresso às atividades”, informa a montadora

Além da Volkswagen, várias outras marcas retomaram operações ao longo deste mês de maio. A FCA reabriu suas fábricas da Fiat, em Betim, MG, e da Jeep, em Goiana, PR, no dia 11 de maio, enquanto a General Motors voltou a operar no dia 18. A Renault, que tem fábrica em São José dos Pinhais, PR, retornou um pouco antes, no dia 4. Também as fabricantes de caminhões, como a Mercedes-Benz, já estão retomando suas atividades.

Dentre as que preferiram esperar mais um tempo para reabrir suas fábricas, estão a Nissan, que só voltará a produzir em Resende, RJ, no dia 22 de junho, e a PSA, responsável pelas marcas Citroën e Peugeot, que também tem fábrica no sul-fluminense (Porto Real) e decidiu esta semana anunciou prolongar a paralisação iniciada em março, por causa da Covid-19, por tempo indeterminado.


Foto: Divulgação/VW

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!