Primeiro modelo desenvolvido no Brasil a ser produzido  e comercializado também na Europa, o Nivus foi revelado por inteiro em apresentação mundial on line realizada nesta quinta-feira, 28, com participação do presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si. Sem revelar preços e nem detalhes das suas três versões, a montadora adiantou apenas que a pré-venda começa em junho e o novo SUV-cupê estará nas concessionárias da marca a partir do início do segundo semestre.

Considerado o principal lançamento da marca este ano e o precursor de um novo segmento no País, o Nivus inaugura o novo logotipo da marca no mercado brasileiro e chega para ocupar o espaço entre as versões topo de linha dos modelos hatches e sedãs compactos, caso do Polo e Virtus, e as de entrada do segmento de SUVs, no qual se enquadra o T-Cross, da própria marca.

O vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen, Gustavo Schmidt, disse que o preço do novo modelo se situará exatamente nesta faixa, mas não revelou preços. Além dessa apresentação mundial, com participação de jornalistas de toda a América Latina, haverá um lançamento para a imprensa, quando maiores detalhes, incluindo os preços, serão revelados.

Pablo Di Si, por sua vez, comentou que o Nivus representa um marco para a Volkswagen na América do Sul, principalmente pelo fato de ser um produto mundial com produção programada na Espanha, na fábrica de Pamplona, a partir do segundo semestre do ano que vem.

No Brasil, ele será fabricado no complexo industrial de São Bernardo do Campo, SP, que retoma atividades na próxima segunda-feira,1, após mais de dois meses sem operações por causa da pandemia da Covid-19. Sem revelar meta de emplacamentos para este ano, Di Si adiantou que a sua pré-venda será totalmente digital. Lembrou, ainda, que metade das concessionárias do Pais já reabriu suas portas e que esse processo de atendimento nas lojas deve crescer em junho, a partir do relaxamento do isolamento social em São Paulo.

“Desde 2017, renovamos por completo o nosso portfólio, na maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen na região. O Nivus inaugura na América do Sul também o nosso New Brand Design. É muito mais do que um novo logo da marca. É uma atitude de marca, com novas cores, mais próxima das pessoas”, ressaltou o presidente.

O novo SUV-cupê será vendido em toda a América Latina, incluindo México, sendo a Argentina o primeiro país a receber o modelo, ainda no segundo semestre deste ano. Também presenta na apresentação on line, o chefe de design da Volkswagen para a América Latina, José Carlos Pavone, comentou que “desde o início, definimos que o design do Nivus precisaria ser inovador, atraente e ao mesmo tempo funcional”.

O Nivus, segundo Pavone, tem um perfil cupê bastante característico na lateral. “As rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados contribuem para um conjunto harmonioso, com pegada esportiva e vibrante”.

Anúncio

Um dos destaques do novo modelo, segundo Di Si, é a nova referência em conectividade. O modelo traz o VW Play, um novo sistema multimídia de 10′ que no futuro será incorporado em outros automóveis da marca. Junto com o Nivus estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para clientes da marca.

LEIA MAIS

Central multimídia VW Play estreia com o Nivus em junho

Volkswagen volta a produzir no Paraná

Queima de caixa no setor é estimada em R$ 40 bilhões, diz Di Si

Dentre seus itens da segurança, a montadora destaca o detector de fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), auxílio de partida em rampas (HHC) e câmera de marcha-à-ré.

Construído sobre a Estratégia Modular MQB, também utilizada pelos modelos Polo, Virtus e T-Cross, o Nivus vem com o novo motor TSI 1.0 e transmissão automática de seis velocidades. Segundo Gustavo Schmidt, a Volkswagen decidiu não oferecer a opção de câmbio manual a partir de clínicas realizadas junto ao cliente que deixaram claro a preferência pelo automático.

Segundo o vice-presidente da VW, o Nivus chegou para inaugurar uma nova era digital para a marca, com muita tecnologia. “Vamos utilizar a realidade virtual para mostrar o Nivus aos nossos clientes. Por meio do DDX, Digital Dealer Experience, já presente em 85% das nossas concessionárias, o cliente conseguirá ver todos os detalhes do carro em 3D, tudo completamente virtual”.


Fotos: Divulgação/VW