Em parceira com a concreteira Supermix, a Mercedes-Benz desenvolveu uma versão de betoneira mais compacta e, segundo a montadora, a mais leve do mercado. O caminhão, baseado no Atego 2730 é configurado como 8×4 e traz misturador de concreto com capacidade para 8 m³. O projeto teve como objetivo permitir que o veículo possa atuar em conformidade com Lei da Balança.

Para reduzir o peso do caminhão, os engenheiros do Centro de Customização para Clientes da Mercedes-Benz incorporaram componentes menores, casos da cabine mais curtas, tanque de combustível de 120 litros, reservatório de Arla de 12 litros, caixa de bateria menor e rodas de alumínio.

O peso do caminhão não foi penalizado mesmo com o acréscimo do segundo eixo dianteiro direcional, preservando inclusive a distância de entre eixos original de fábrica, de 3.600 milímetros e o comprimento total do veículo relação à configuração 6×4, de 7.596 mm.

Uma tonelada mais leve

“Esse Atego 2730 8×4 pesa uma tonelada a menos que o modelo concorrente mais leve”, garante Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Tínhamos o objetivo de criar uma betoneira 8×4 para 8 m³ de concreto que operasse dentro da Lei da Balança. Essa solução sinaliza uma forte tendência de mercado no transporte de concreto.”

Também o implemento contribui com a redução de peso. O balão misturador é feito de aço inoxidável fixado a um sobrequadro alumínio. Depois, o motor hidráulico é mais compacto e alguns materiais metálicos foram substituídos por polipropileno.

“A produção de implementos não faz parte do negócio principal da Supermix, mas nos dedicamos a esse projeto em conjunto com a Mercedes-Benz porque vimos nessa parceria a oportunidade de encontrar uma solução que nos trouxesse mais produtividade”, resume em nota Sérgio Lima, diretor da área de Equipamentos da Supermix. “Esse é um projeto totalmente único, fora dos padrões do mercado.”

O Atego 2730 8×4 betoneira está em operação desde o início do ano na unidade da Supermix em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz encerra produção do Atron

→Mercedes-Benz abre portas de showroom virtual


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!