Em contraste com o mercado automotivo em geral, que manteve em agosto a curva ascendente iniciada em maio, a venda de carros importados pelas 15 associadas da Abeifa, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, registrou queda de 4,5% em relação a julho. Foram emplacadas apenas 2.704 emplacamentos, ante as 2.831 do mês anterior.

No comparativo com agosto do ano passado, quando foram licenciadas 3.031 unidades, a retração foi de 10,8%. O setor tinha reagido em julho com relação a junho, com alta de 11% nas vendas. No acumulado dos primeiros oito meses de 2020, as associadas da Abeifa comercializaram 17.008 carros importados, queda de 23,4% em relação aos 22.199 do mesmo período de 2019.

“A quatro meses do final do ano, temos de revisar nossas projeções de licenciamentos, tanto de veículos importados como de produção nacional das associadas à entidade”, enfatiza João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa. “Depois de obter uma alta em julho, infelizmente em agosto não conseguimos manter a tendência de crescimento”.

O executivo adianta que será inevitável uma alta de preço dos veículos importados neste último quadrimestre do ano. “As nossas associadas tentaram segurar os preços ao consumidor nos últimos três meses, com o dólar e o euro ainda do início do ano. Mas com a chegada de novos lotes de importação a partir de agora, a tendência é a de haver reajuste nos valores cobrados no varejo, o que também deve ocorrer com os veículos fabricados aqui”.

Com exceção da Land Rover e da Porsche, todas as demais marcas associadas à Abeifa registram queda no acumulado do ano. No caso da marca inglesa, a alta foi de 19,7%, para 2.368 emplacamentos. A Porsche emplacou 1.782 unidades até agosto, crescimento de 68,6%.

A Kia, líder de vendas do ano passado entre as associadas da Abeifa, teve decréscimo de 42,% no comparativo interanual, atingindo  3.597 emplacamentos este ano, ante os 6.284 dos primeiros oito meses de 2019. A Volvo registrou decréscimo menor, de 17,2%, assumindo a liderança nesse ranking, com 4.025 licenciamentos agora em 2020, ante os 4.863 do ano passado.

Produção local

Dentre as afiliadas à Abeifa que também têm produção nacional, BMW, Caoa Chery, Land Rover e Suzuki fecharam agosto último com 2.761 unidades emplacadas, total que representou aumento de 1,4% em relação a julho e queda de 0,1% ante agosto de 2019. No acumulado do ano, a produção nacional dessas quatro marcas registrou baixa de 13,3%, atingindo 17.297 unidades até agosto.


Foto: Divulgação/Kia

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!