A depender de como segue o desempenho das vendas do Volvo FH 540, o resultado não será outro diferente de campeão de vendas do mercado de caminhões no encerramento do ano. O modelo deverá emendar a segunda vez consecutiva na liderança com participação nos emplacamentos maior que as vendas totais de algumas montadoras.

No acumulado até novembro, o pesado da fabricante de Curitiba (PR) somou mais de 5,1 mil unidades licenciadas, volume que representou perto de 6,5% de todos as vendas de caminhões do mercado no período, de 79,5 mil, conforme dados consolidados pela Fenabrave.

O desempenho o coloca na dianteira isolada em sua categoria, com 13,3% dos 38,8 mil caminhões pesados negociados de janeiro a novembro. O modelo que mais chega perto das vendas do Volvo FH 540 é o líder dos médios Volkswagen Delivery 11.180, com 4,1 mil emplacamentos até novembro. Outro fenômeno de mercado que, com o volume negociado até agora, respondeu por 56% das vendas da categoria.

Com o irmão FH 460, na vice-liderança dos licenciamentos de pesados, a Volvo garante supremacia no segmento. A soma das vendas de ambos os caminhões até novembro alcançou 8,5 mil unidades, o que representou 22% do mercado de pesados ou 10,7% do total de licenciamentos.

Se a liderança do modelo será quase impossível de tirar por qualquer rival, na disputa de marcas, a Mercedes-Benz é a única que pode incomodar na categoria. A fabricante de São Bernardo do Campo (SP) com os modelos Axor e Actros encerrou os onze primeiros meses com quase 7,2 mil unidades emplacadas, participação de 18,5% das vendas de pesados.

LEIA MAIS

→Mercado de caminhões segue trajetória de recuperação


Foto: Volvo/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!