Integrante do portfólio da Volkswagen Caminhões e Ônibus desde dezembro do ano passado, o Volks 22.280 ODS inicia testes operacionais em um programa piloto pelo País. Começa por Curitiba (PR) e segue ao longo do primeiro semestre de 2021 para outras cidades.

O modelo surge como alternativa intermediária para operações com alta de demanda de passageiros. Desenvolvido para receber carrocerias de 15 metros de comprimento, o chassi é capaz de entregar capacidade para 115 passageiros ou, de maneira técnica, 22 toneladas, em torno de 30% a mais em relação aos ônibus urbanos tradicionais.

Outra vantagem apontada pela fabricante é o potencial de redução de custos operacionais se comparado a veículos de maior porte, caso dos ônibus articulados.

O aumento de capacidade fica por conta da adoção de um terceiro eixo, mas posicionado na dianteira do chassi. O arranjo, garante a VWCO, além de poder levar mais passageiros, preserva a possibilidade de o veículo aceitar a mais diversas configurações de carroceria.

“O Volksbus 22.280 passou por rigorosos testes de engenharia e chega agora às ruas no momento certo, oferecendo conforto aos passageiros e ótima relação custo-benefício para as cidades que estão em processo de renovação de frota”, resume em nota Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da VWCO.

O chassi é montado com suspensão pneumática, o que promove mais conforto aos passageiros, e combina o motor MAN de 277 cv com transmissão de seis marchas da ZF.

LEIA MAIS

→VWCO amplia oferta na linha Volksbus

→VWCO registra 1 milhão de veículos produzidos no País

→VWCO anuncia novo ciclo de investimento de R$ 2 bi até 2025


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!