A Volkswagen Caminhões e Ônibus reforça o portfólio de chassis com o pré-lançamento do Volksbus 22.280 ODS. Projetado para atender operações com alta de demanda de passageiros, o veículo entrega capacidade para o transporte de 115 usuários configurado a partir de carrocerias de 15 metros de comprimento.

O ônibus tem como particularidade um segundo eixo na dianteira, o que amplia sua capacidade de carga para 22 toneladas de peso bruto total. Menor que um articulado, cabe como elemento mais produtivo em períodos com menor demanda de passageiros, horários nos quais modelos maiores se tornam inadequados ao volume transportado.

O 22.280 ODS traz suspensão pneumática, item que aprimora o conforto, e trem de força composto pelo motor MAN de 277 cv associado a uma caixa de transmissão de seis marchas da ZF.

LEIA MAIS

→VWCO espera alta de mercado de 5% a 10% em 2020

→VWCO apresenta chassi com segundo eixo dianteiro

A novidade surge em um momento profícuo da fabricante no segmento de ônibus, em crescimento de vendas e participação. De janeiro a novembro, o mercado transportador de passageiros adquiriu pouco mais de 5 mil chassi Volksbus, volume que representou crescimento de 74% em relação há um ano, quando entregou 2,9 mil unidades.

O desempenho robusto permitiu à marca avançar na participação de mercado. No acumulado até novembro do ano passado, a Volksbus respondeu 21,4% das vendas de chassis em mercado de 13,6 mil unidades. Nos onze meses de 2019, a fabricante encerrou o período com 26,7%, evolução de 5 pontos porcentuais.


Foto: VWCO/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!