Oestudo Performance Veículos Usados 2020, produzido pela consultoria automotiva MegaDealer em parceria com a AutoAvaliar, traz dados que destacam a força desse mercado em ano de pandemia e acelerada recuperação mais acelerada frente a outros segmentos econômicos.

Dentre os dados divulgados nesta quarta-feira, 20, destaque para o tempo de giro de estoque dos usados e seminovos, que baixou de 48 para 41 dias nas médias de 2019 e 2020 e, após sete meses de quedas consecutivas, chegou a apenas 26 dias em dezembro passado, demonstrando não só um mercado aquecido como também a falta de produtos no varejo, conforme revela Fabio Braga, country manager da MegaDealer no Brasil:

Braga: oportunidades em 2021.

“O momento do mercado é positivo e isso sugere uma boa oportunidade para 2021. Cada vez mais o departamento de usados ganha relevância dentro das concessionárias e aqueles que conseguirem se estruturar nesse setor, trabalhando com uma estratégia focada, certamente terão bons resultados”.

Além do dado sobre giro de estoque, outro que mostra o bom momento do mercado de usados e seminovos refere-se ao aumento do tíquete médio do valor de compra, reflexo da falta de carros novos e usados, assim como da escassez de insumos. Esse tíquete atingiu o maior valor anual em dezembro, chegando a R$48.823, ante valor médio registrado em 2019 de R$ 42.103.

“Neste aspecto, é importante destacar ainda uma mudança de comportamento do consumidor, que, por conta da pandemia, passou a evitar o transporte público e passou a procurar por carros mais completos e que oferecem mais conforto”, acredita Braga.

Na avaliação do executivo, as concessionárias brasileiras conseguiram agir com rapidez no período mais crítico da pandemia: “O setor aprendeu muito com crises anteriores e desde então já buscavam trabalhar de maneira mais enxuta, reduzindo custos, o que acabou fortalecendo parte dos grupos. Até por isso o mercado brasileiro mostrou uma recuperação já no segundo semestre”.

Para realizar o estudo, a equipe de Big Data da MegaDealer analisou mais de 1,7 milhão de dados transacionais registrados na plataforma Auto Avaliar durante o ano de 2020. O CEO da Auto Avaliar, J.R. Caporal, destacou durante a divulgação virtual do estudo que em um período ainda marcado pela pandemia, “ter dados confiáveis para promover as análises e tomadas de decisões é muito importante”.

“A demanda por veículos deve continuar superando a oferta, o que oferece uma série de oportunidades para o mercado”, disse Caporal. “Nesse contexto, trabalhar com uma estratégia eficiente segue sendo fundamental para o negócio. A precificação correta de mercado e o ajuste do giro de estoque são ações chave para maximizar ganhos na estratégia comercial”.

LEIA MAIS

Lojistas de carros usados alertam para risco de falências e desemprego

Mercado de veículos usados segue aquecido

Vale lembrar no que diz respeito aos carros usados que houve aumento de 207% do ICMS em São Paulo, o que pode afetar as vendas no principal mercado do País. Essa medida pode reverter a tendência de crescimento no movimento das lojas paulista, com risco de demissões e falências no setor.

Como a alta do ICMS é recente – está em vigor desde o último dia 15 – é esperar para ver seus efetivos reflexos no movimento do varejo em São Paulo e eventuais migrações de negócios para estados vizinhos, o que pode contribuir para um balanço favorável em âmbito nacional.


Foto: Divulgação/MegaDealer

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!