Agora a montadora de automóveis mais antiga do País – a pioneira era a Ford, que acaba de suspender suas atividades fabris locais – , a General Motors completa 96 anos de Brasil nesta terça-feira, 26, acumulando produção de 17 milhões de carros em suas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, em São Paulo, e de Gravataí, RS.

Com capacidade instalada para produzir 740 mil veículos/ano, a GM emplacou 338 mil carros no mercado brasileiro no ano passado, o que lhe garantiu a liderança local pelo quinto ano consecutivo. A montadora chegou no Brasil logo depois da Ford, que em 2019 havia completado centenário por aqui, e só em 1953 veio a Volkswagen, seguida na mesma década pela Toyota. A Fiat instalou-se no País só nos anos de 1970 e as demais chegaram no final do século passado.

Segundo maior mercado da Chevrolet no mundo – atrás apenas dos Estados Unidos -, o Brasil vai receber R$ 10 bilhões em investimentos nos próximos anos, destinados ao desenvolvimento e produção de veículos inéditos e novos equipamentos de conectividade.

O aporte, que tinha sido postergado no início da pandemia, foi reconfirmado no final do ano passado pelo presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, para quem o marco de 17 milhões de veículos produzido no Brasil é um demonstrativo claro do tamanho do compromisso que a GM tem com o País:

“E este comprometimento é retribuído pelos brasileiros. Temos o Onix como o carro mais vendido há seis anos e liderança de mercado em geral há cinco. Nas vendas de varejo, que refletem a preferência do consumidor, somos líderes desde 2013 e fechamos 2020 com 6 pontos porcentuais à frente do segundo colocado. Como resultado de tudo isso, nossas pesquisas indicam que a marca Chevrolet nunca esteve tão bem posicionada como agora. É um aniversário carregado de conquistas e significado”.

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Segundo o anuário da Anfavea, o melhor ano da GMno Brasil foi em 2013, com a produção chegando a 680,7 mil unidades, das quais 543 mil carros e 137,7 mil comerciais leves. O ano recorde em exportação foi 2005, com 209 mil embarques.

Entre 2014 e 2019 a GM investiu R$ 13 bilhões, aporte que contemplou o lançamento de uma nova geração do Onix e novos itens de segurança e conectividade, além da completa reforma da fábrica de automóveis mais antiga em operação no Brasil, a do ABC paulista, que hoje produz o novo Tracker, Spin, Joy, Joy Plus e Montana.

Também foram atualizadas e ampliadas as fábricas de Gravataí, para a fabricação do novo Onix, e Joinville, SC, onde a empresa iniciou a produção de motores três cilindros turbo. Segundo comunicado da empresa, a indústria 4.0 chegou de vez às instalações da empresa no Brasil, com realidade virtual, rebocadores autônomos, produção altamente automatizada, pintura sem utilização de água e robôs que são atualizados remotamente.


Fotos: Divulgação/GM

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