Tendência já clara antes da pandemia, os grandes salões do setor automotivo, tanto de automóveis como de motocicletas, devem perder ainda mais força a partir de agora diante das bem sucedidas ações virtuais implementadas pelas montadoras para “driblar” as medidas de isolamento social impostas pela Covid-19.

A BMW Motorrad saiu na frente com o anúncio de que está realinhando sua estratégia para lançamentos de produtos, passando a dar preferência para uma “comunicação otimizada por meio de novos formatos ao vivo e digitais”. Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 26, informa que essas ações ocuparão cada vez mais o lugar das tradicionais apresentações em feiras comerciais.

A empresa já não tinha participado do último Salão Duas Rodas, promovido pela Abraciclo em novembro de 2019 – o próximo acontece este ano também em novembro. A BMW já adianta que não estará presente nessa mostra, assim como nos dois principais salões europeus, o de Milão e de Colônia.

“Ao usarmos nossos próprios formatos ao vivo e digitais independentemente de feiras e salões, podemos não apenas programar estreias mundiais e lançamentos de produtos com maior flexibilidade, como também ter uma interação mais intensa com todos os grupos-alvo e um maior alcance das informações”, destaca a montadora. “Estaremos abertos a novos formatos e continuaremos a apresentar sua gama de produtos em algumas mostras regionais de motocicletas”.

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Esse mesmo fenômeno também ocorre no mundo das quatro rodas. Na primeira semana de março de 2020, dias antes de o Brasil começar a adotar as primeiras medidas de combate à Covid-19, coletiva de imprensa da Anfavea foi marcada pelo anúncio de que o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, programado para novembro daquele mesmo ano, seria adiado.

O motivo era a desistência de grandes marcas, como a Chevrolet, e a ameaça de outras de não participarem do evento. As montadoras não só questionavam o formato do evento como também os altos custos de locação e de montagem dos estandes, alegando que o retorno não era compatível com os necessários investimentos para estar presente na mostra.


Foto: Divulgação/Salão Duas Rodas 2019

Alzira Rodrigues
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