A Daimler Truck, responsável por caminhões e ônibus, será independente. Nome Mercedes-Benz designará operação de automóveis.

“Este é um momento histórico para a Daimler. Representa o início de uma profunda reformulação da empresa”. Assim Ola Källenius, presidente do Conselho de Administração da Daimler e da Mercedes-Benz definiu, via comunicado, a decisão do grupo de tornar a divisão de caminhões e ônibus uma nova empresa independente.
A futura Daimler Truck, ainda que com participação acionária dos atuais proprietários dos papéis da atual Daimler, deve ser constituída até o encerramento de 2021, quando passará a ser cotada também na Bolsa de Valores de Frankfurt e a operação de automóveis e comerciais leves, hoje conhecida como Mercedes-Benz Cars & Vans, terá apenas seu histórico nome Mercedes-Benz.
“A Mercedes-Benz Cars & Vans e a Daimler Trucks & Buses são empresas diferentes com grupos de clientes próprios, além de caminhos de tecnologia e necessidades de capital específicos. A Mercedes-Benz é a marca de carros de luxo mais valiosa do mundo. A Daimler Truck fornece soluções e serviços de transporte líderes da indústria. São empresas que atuam em setores que estão passando por grandes mudanças tecnológicas e estruturais e acreditamos que elas serão capazes de operar de forma mais eficaz como entidades independentes”, continuou Källenius na nota divulgada nesta quarta-feira, 3.
→Daimler Truck e Linde juntas para abastecimento de hidrogênio líquido
→Daimler Trucks e Waymo firmam parceria para caminhão autônomo
A Daimler Truck terá uma gestão totalmente independente, governança corporativa autônoma, incluindo um presidente independente do Conselho de Supervisão. Emo, a Daimler Truck produziu perto de 500 mil mil veículos e faturou € 40,2 bilhões com caminhões e € 4,7 bilhões com ônibus.
LEIA MAIS
→ Karin Rådström assume a direção global da Mercedes-Benz Trucks
→Mercedes-Benz fecha fábrica de automóveis de Iracemápolis
A empresa independente contará com perto de 100 mil funcionários e operações em todos os continentes responsáveis por produção e vendas de caminhões e ônibus das marcas Mercedes-Benz, Freightliner, Thomas Built Buses, Western Star, Fuso, Setra, e BharatBenz.
Nova empresa pretende investir também em caminhões elétricos e direção autônoma
No Brasil, a Daimler produz caminhões e ônibus Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, SP, e é líder nos dois segmentos, com participações de 33,7% e 56,8%, respectivamente. Em 2019, negociou 40,4 mil veículos, sendo 30 mil caminhões. Já a produção de carro foi encerrada oficalmente em dezembro.
“Com a independência, vêm maiores oportunidades. Vamos crescer ainda mais e continuar nossa liderança em sistemas de transmissão e automação alternativos. Já definimos o futuro do nosso negócio com caminhões elétricos a bateria, células a combustível e direção autônoma”, afirmou Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler e Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…