Empresa

TransMaroni forma a maior frota de caminhões Scania a gás do País

Empresa incorporou 50 unidades nas operações, compras que fazem parte de ciclo de investimento de R$ 50 milhões em projetos de sustentabilidade

A TransMaroni, transportadora com sede em São Paulo, se tornou proprietária da maior frota de caminhões Scania movidos a gás no País. A empresa adquiriu as primeiras unidades em outubro do ano passado e, a partir de então, vem enfileirando pedidos que chegaram, ao fim de maio, somando 50 unidades. Um terço do volume que a fabricante já negociou desde que iniciou as vendas, em outubro de 2019.

As aquisições são parte de ciclo de investimento da transportadora de R$ 50 milhões encaminhados em ações de sustentabilidade. Além dos caminhões, que garantem menos emissão de gases de efeito estufa, a empresa também em logística reversas, projetos de reciclagem e aproveitamento de resíduos, treinamento e compensações na pegada de carbono com o plantio de árvores em parceira com o SOS Mata Altântica.

“A TransMaroni vem passando por mudanças estratégias ao longo destes últimos anos, bem como o transporte de cargas também e a sociedade. Somos responsáveis por melhorar o planeta”, diz Gustavo Maroni, diretor operacional da transportadora. “Com a frota a gás vamos entregar um frete mais limpo. O transporte não pode ser mais feito sem colocar a sustentabilidade dentre suas prioridades.”

Os caminhões serão usados nos segmentos alimentício, varejo, higiene e limpeza, cosméticos e e-commerce em operações nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina, em rotas onde já possuem infraestrutura de abastecimento. Parte da frota a gás já tem contratos com B2W, Carrefour, Grupo Big, JBS, L´Oréal, Nestlé e Unilever.

Para Scania, a decisão da TransMaroni por caminhões a gás, sinalizam um movimento que se descola dos negócios iniciais, nos quais as decisões partiam dos embarcadores, comprometidos com metas de sustentabilidade, relacionadas a responsabilidade ambientais, sociais e de governança.

“Esse cenário vem mudando. Os próprios transportadores estão buscando adotar práticas mais sustentáveis e nos procuram cada vez mais, ou seja, este é o movimento que passa a se tornar o normal. A TransMaroni é um grande exemplo desta mudança quando compra esta frota histórica e passa a oferecer ao mercado sem, necessariamente, já ter um contrato de frete”, avalia em nota Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. “Conforme as empresas puxam a transição a um sistema mais sustentável, mais atores se juntam nesta jornada para que toda a cadeia possa se mover unida.”

LEIA MAIS

→Comgás e Scania definem ações para fortalecer uso do gás no transporte

→Scania acumula 50 caminhões a gás vendidos no País em um ano

→PepsiCo adquire 18 caminhões Scania a gás

→Scania faz entrega dos primeiros caminhões a gás produzidos no Brasil


Foto: Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Caoa Changan vende 5 mil veículos em 3 meses

Para comemorar, marca oferece o lançamento CS75 por R$ 179.990,00, R$ 20 mil a menos

% dias atrás

Em Betim, produção do Fiat Argo atinge 750 mil unidades

Lançado em 2027, é o segundo modelo mais vendido da marca italiana da Stellantis no…

% dias atrás

Fernando Badia assume posição global na VW Veículos Comerciais

Executivo segue do Brasil para a Alemanha como diretor de Vendas para a Europa, Mercados…

% dias atrás

Volkswagen pode fechar quatro fábricas e demitir 100 mil até 2030

Medidas devem ser avaliadas em reunião da cúpula global no começo de julho

% dias atrás

Mitsubishi lança novo topo de linha na oferta do Eclipse Cross

Versão Black chega à rede de concessionárias por R$ 224.990

% dias atrás

Belisa Frangione já coordena Relações Públicas de Produtos da Toyota

Jornalista tem passagens por vários veículos de imprensa e atuação em comunicação corporativa

% dias atrás