A TransMaroni, transportadora com sede em São Paulo, se tornou proprietária da maior frota de caminhões Scania movidos a gás no País. A empresa adquiriu as primeiras unidades em outubro do ano passado e, a partir de então, vem enfileirando pedidos que chegaram, ao fim de maio, somando 50 unidades. Um terço do volume que a fabricante já negociou desde que iniciou as vendas, em outubro de 2019.

As aquisições são parte de ciclo de investimento da transportadora de R$ 50 milhões encaminhados em ações de sustentabilidade. Além dos caminhões, que garantem menos emissão de gases de efeito estufa, a empresa também em logística reversas, projetos de reciclagem e aproveitamento de resíduos, treinamento e compensações na pegada de carbono com o plantio de árvores em parceira com o SOS Mata Altântica.

“A TransMaroni vem passando por mudanças estratégias ao longo destes últimos anos, bem como o transporte de cargas também e a sociedade. Somos responsáveis por melhorar o planeta”, diz Gustavo Maroni, diretor operacional da transportadora. “Com a frota a gás vamos entregar um frete mais limpo. O transporte não pode ser mais feito sem colocar a sustentabilidade dentre suas prioridades.”

Os caminhões serão usados nos segmentos alimentício, varejo, higiene e limpeza, cosméticos e e-commerce em operações nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina, em rotas onde já possuem infraestrutura de abastecimento. Parte da frota a gás já tem contratos com B2W, Carrefour, Grupo Big, JBS, L´Oréal, Nestlé e Unilever.

Para Scania, a decisão da TransMaroni por caminhões a gás, sinalizam um movimento que se descola dos negócios iniciais, nos quais as decisões partiam dos embarcadores, comprometidos com metas de sustentabilidade, relacionadas a responsabilidade ambientais, sociais e de governança.

“Esse cenário vem mudando. Os próprios transportadores estão buscando adotar práticas mais sustentáveis e nos procuram cada vez mais, ou seja, este é o movimento que passa a se tornar o normal. A TransMaroni é um grande exemplo desta mudança quando compra esta frota histórica e passa a oferecer ao mercado sem, necessariamente, já ter um contrato de frete”, avalia em nota Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. “Conforme as empresas puxam a transição a um sistema mais sustentável, mais atores se juntam nesta jornada para que toda a cadeia possa se mover unida.”

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Foto: Scania/Divulgação

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