A Volkswagen não produzirá e venderá veículos a combustão interna na Europa ainda na primeira metade da próxima década. A informação é de Klaus Zellmer, diretor de vendas da montadora, que concedeu entrevista ao jornal alemão Münchner Merkur.

“Na Europa, abandonaremos o mercado de veículos com motor de combustão interna entre 2033 e 2035”, revelou o executivo, que calcula que a frota de modelos Volkswagen seja totalmente neutra no máximo até 2050.

Zellmer, porém, acrescentou que em outros grandes mercados mundiais, como Estados Unidos e China, o fim dos carros Volkswagen a movidos a combustíveis fósseis acontecerá mais para frente.

Já América do Sul e África levará ainda mais tempo, segundo o executivo, que apontou a “ausência de condições políticas e  infraestrutura” como fatores impeditivos para uma transição mais rápida nessas regiões .

Zellmer ressaltou até que dentro da própria Europa o processo será diferenciado entre os países. “Haverá mercados em que apenas veículos elétricos a bateria serão adotados. E haverá mercados em que veículos elétricos a bateria farão pouco sentido ecológico, porque a eletricidade pode ser gerada principalmente a partir do carvão no futuro.”

Apesar desses horizontes, na entrevista Zellmer destaca que mudanças nas políticas ambientais de países ou relacionadas à demanda no transcorrer dos próximos anos não podem ser descartadas e, obviamente, tendem a impactar esse cenários aguardados pela empresa, que projeta que os veículos elétricos já estejam respondendo por cerca de 70% das vendas europeias já em 2030.

LEIA MAIS

→ ID.4 GTX é o primeiro esportivo elétrico da Volkswagen

→ Grupo Volkswagen traça roteiro para mobilidade elétrica

 


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!