A Hyundai informou no início da noite desta quarta-feira, 30, que não retomará o segundo e o terceiro turnos na próxima semana conforme anunciado anteriormente. Devido às condições instáveis de fornecimento de componentes eletrônicos, a suspensão desses turnos na fábrica de Piracicaba, interior paulista, será estendida até 11 de julho.

“A empresa segue monitorando a situação e tomará as medidas necessárias para adaptar os volumes de sua produção conforme as condições de fornecimento de peças a cada semana”, revela o comunicado da Hyundai, que tem no HB20 o seu carro-chefe no Brasil. A empresa havia suspendido o terceiro turno no dia 31 de maio e deixou de operar o segundo em meados desse mês.

Independentemente das dificuldades do momento, a marca coreana vai fechar o semestre com bons resultados. Suas vendas no semestre cresceram 48,6%, para 94 mil unidades no acumulado até 29 de junho. Na quarta posição do ranking por marca, a Hyundai atingiu market share de 9,5%.

O problema com falta de semicondutores é mundial e afeta não só o setor automotivo. Mas nem todas as montadoras estão sendo afetadas na mesma proporção e cada uma tem adotado estratégia diferente para driblar a crise de abastecimento. Conforme publicado nesta quarta-feira, 30, pelo AutoIndústria, a Stellantis, que reúne Fiat e Jeep dentre outras marcas, tem conseguido evitar paralisações e vem ganhando participação no mercado brasileiro.

LEIA MAIS

Stellantis fecha semestre com 31,5% de participação

Paralisação da GM em Gravataí vai chegar a 134 dias

Semicondutores: Hyundai suspende segundo turno na segunda-feira.

Semicondutores: VW vai parar também no ABC e em São Carlos.

Já a General Motors vê suas vendas despencarem em função da paralisação total da fábrica de Gravataí, RS, onde produz o Onix, por mais de 130 dias. A suspensão das atividades ocorreu em 5 de abril e se entende pelo menos até 16 de agosto. A Volkswagen paralisou as operações das fábricas de São Bernardo do Campo e São Carlos, SP, e de São José dos Pinhais, PR, por dez dias a partir de 21 de junho.


Foto: Divulgação/Hyundai

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!