A Iveco Bus já vende os novos Daily Minibus fabricados em Sete Lagoas, MG. Os veículos para transporte de 15  a  20 passageiros mais o motorista, a depender da configuração, são oferecidos nas versões 45.170 e 50.170 para fretamento e turismo. A marca também tem a versão Vetrato, com o salão de passageiros vazio, para ser customização.

O Daily Minibus tem motor quatro cilindros de 3 litros a diesel que desenvolve 170 cv de potência máxima. Dentre os principais itens de série, estão controle de estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático, sensor de ré, rádio com bluetooth e entrada USB, airbag para o motorista e trio elétrico. Opcionalmente, pode ser equipado com  airbag duplo, multimídia, comandos no volante e câmera de ré.

Há apenas dez anos no mercado brasileiro, a marca ambiciona participação bem mais expressiva do que os 3,5% registrados em 2020, quando negociou 752 veículos. Parte do que essa disposição pode representar já foi consolidada no primeiro semestre deste ano. A marca vendeu no período 821 unidades, 8% dos total de 10,4 mil ônibus negociados no País.

Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para a América do Sul, não esconde que a empresa sonha com fatia de pelo menos 10% e, mais ainda, com muito menor dependência de programas governamentais como o Caminho da Escola, que tem determinado boa parte das vendas de ônibus nos últimos anos da maioria das marcas.

“Queremos crescer de forma orgânica”, afirma o executivo. Para isso, Fetzner pretende implementar o que caracteriza como uma postura mais agressiva  no mercado e que, na prática, seria a ampliação do atual portfólio de produtos, considerado restrito pelo executivo, mesmo para o curto período de existência da Iveco Bus no Brasil.

Sem revelar muito mais ou determinar um cronograma preciso, a montadora admite que tem no planejamento de curto prazo o lançamento do Daily Minibus com porta dianteira, uma configuração exportada desde 2012 para outros mercados sul-americanos, e a adoção de transmissão automática, tendência natural para o segmento.

LEIA MAIS

→ Iveco acumula 220 mil veículos produzidos no País

→ Iveco lança versão do Daily com foco no e-commerce

Serão necessários, assim, investimentos pontuais e que, enfatiza o diretor da Iveco Bus, em boa medida guardam correlação com a própria recuperação do mercado interno, que segue muito longe dos seus melhores resultados. Em 2021, as vendas internas de ônibus praticamente têm repetido o ritmo de 2020, quando somaram 21,6 mil unidades, muito abaixo das 34,2 mil do ano anterior.

Fetzner calcula que a volta ao patamar de 2019 deve demandar um pouco mais de tempo, mesmo projetando crescimento médio das vendas de ônibus da ordem de 8% a 10% em 2021 e que no ano que vem os transportadores devem antecipar compras em decorrência da entrada de motores Euro 6 em 2023,  com consequente aumento de preços dos veículos.


Foto: Divulgação

 

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!