Carro-forte do Grupo Preserve, empresa transportadora de valores, de Olinda (PE), ganhou o primeiro ar-condicionado automotivo do mundo 100% elétrico acionado por energia solar. O projeto inovador tem parceria com a Mercedes-Benz e a startup catarinense Innovaklim, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

O equipamento é ligado diretamente na bateria do veículo e aproveita a geração de energia de placas fotovoltaica e do alternador. A solução permitiu reduzir de 7% a 19% a emissão de carbono, além de economia de 80% no consumo de combustível em relação ao sistema de ar-condicionado convencional.

A princípio, a novidade foi desenvolvida para ser aplicada em carros-fortes, mas os testes nas operações do Grupo Preserve sinalizam potencial de uso em outros tipos de veículos pesados. Afinal, pelos resultados mostrados a solução reduz custos operacional, reforça conceito de sustentabilidade e aumenta conforto de motorista e passageiros.

“Essa solução em parceria está totalmente sintonizada com o nosso compromisso com o ecossistema do transporte responsável, trazendo ganhos de sustentabilidade, como também de eficiência e redução de custos operacionais para o cliente”, reforça em nota Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz.

No apoio ao projeto, o carro-forte foi construído a partir do chassi 915 E, produto baseado no chassi de ônibus LO 916 e no caminhão Accelo 1016. Ao aliar as especificações técnicas dos veículos, a Mercedes-Benz desenvolveu plataforma especialmente voltada para atender ao segmento de transporte de valores.

De características únicas que conferem robustez e distribuição de peso equilibrada ao receber a blindagem, o 915 E sai de fábrica pronto para receber a carroceria para o mínimo de intervenção do implementador.

LEIA MAIS

→Transporte à prova de balas

→Grupo Protege inova com projeto de carro-forte 100% elétrico


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!