Presidente da General Motors do Brasil de 2013 a 2016, o colombiano Santiago Chamorro retorna ao País para assumir, de imediato, o cargo de presidente da GM América do Sul. Ele substitui o argentino/espanhol Carlos Zarlenga, que na semana passada deixou a empresa “em busca de novas oportunidades”, surpreendendo concessionários e fornecedores da região.

A GM está tendo um ano bastante complicado, tendo sido a montadora que mais tempo parou por causa da falta de semicondutores. A fábrica de Gravataí, RS, estava sem produzir desde março e só retornou há duas semanas, com operação em um único turno. Da liderança que ocupava nos últimos anos, caiu para a sétima posição no ranking das marcas mais vendidas no País.

LEIA MAIS

A crítica situação da rede Chevrolet e a saída de Zarlenga da GM

Zarlenga deixa GM “em busca de novas oportunidades”

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 31, o vice-presidente sênior da GM e presidente da GM Internacional, Steve Kiefer, acena com a perspectiva de a empresa aumentar a produção a partir de agora, mas sem revelar metas e nem as perdas acumuladas nos últimos cinco meses.

“Chamorro assume a função com a prioridade de liderar a implementação de investimentos-chave para o futuro das operações da GM na América do Sul, bem como aumentar a produção conforme a indústria supera a escassez global de semicondutores e a pandemia da Covid-19”.

Chamorro, que estava em Michigan, Estados Unidos, onde ocupava a posição de vice-presidente da GM Global Connected Services, integrando o board de Mary Barra, CEO da General Motors Company, se reportará a Kiefer em sua nova função. Jeff Massimilla, diretor executivo de Connected Customer and Mobility Services, substitui o colombiano, que em sua volta ao Brasil se diz honrado em liderar a GM na América do Sul:

“É um prazer e uma honra assumir esta nova posição como presidente da América do Sul”, disse Chamorro. “Estou ansioso para me reconectar com os muitos colegas e parceiros para impulsionarmos os negócios na região juntos. Combinando nossa excelente equipe e parceiros com nosso portfólio vencedor e as fábricas retomando a produção, temos os pilares para crescer e sustentar nossa forte posição na região.”

Além de ter sido presidente da montadora no Brasil por três anos, Chamorro também ocupou cargos como presidente da GM Colmotores na Colômbia e gerente-geral de vendas, serviços e marketing da GM América do Sul.

Em seu pronunciamento sobre a nomeação do colombiano, Kiefer também destacou o profundo conhecimento do executivo em relação aos mercados sul-americanos, bem como o seu forte relacionamento com a organização global.

“Isso o posiciona muito bem para continuar a conectar os negócios na América do Sul com a visão global de futuro da GM. Trabalhando junto com a excelente equipe local da América do Sul, estou confiante de que nossos negócios poderão continuar centrados no cliente, com forte atuação junto aos nossos parceiros com o objetivo de um desempenho sustentável e lucrativo sob a liderança de Santiago.”

Ainda de acordo com o comunicado da GM, as equipes comandadas por Chamorro na posição que ocupara até agora “se concentraram em promover a visão da GM para tecnologias inovadoras de veículos conectados e liderar a transformação da indústria ao mesmo tempo em que atendia aos clientes da GM. Hoje, a GM fornece OnStar e Serviços Conectados a 22 milhões de clientes em todo o mundo”.


Foto: Divulgação/GM

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!